2. . Umberto Eco em Seis passeios pelos bosques da ficção chama a atenção para o privilégio aletológico, isto é, o fato de que "lemos romances porque nos dão a confortável sensação de viver em mundos nos quais a noção de verdade é indiscutível" (1994, p. 97). Além disso, esse privilégio "nos fornece parâmetros para questionarmos interpretações forçadas de textos literários" (1994, p. 97). Explique a segunda afirmação: em que ou como o privilégio aletológico dos mundos ficcionais permite tal questionamento? Se possível, apresente um exemplo de sua experiência.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá,
O privilégio aletológico dos mundos ficcionais, portanto, permite confiarmos na literatura pelo modo como ela nos envolve sob a condição de leitores, criando "verdades indiscutíveis" por meio das leis que regem o universo criado pelo autor. Nesse sentido;
O princípio da confiança é tão importante quanto o da verdade porque se não conseguimos acreditar nos acontecimentos, logo a própria verdade é posta em xeque. Se não confiarmos em um acontecimento da realidade, como um acontecimento marcante, a exemplo da chegada do homem à lua, por exemplo, a realidade passa a ser questionada.
Abraços!
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás