2) Uma passagueira sentada no fundo de um ônibus reclama ter sido atingida por uma mala que veio voando da parte da frente do ônibus quando o motorista pisou bruscamente os freios. Considerando se as leis da mecânica é correto afirmar que:
A) a passageira não tem razão, pois a mala deveria cair verticalmente em relação ao ônibus devido a sua inércia.
B) A passageira não tem razão, pois a mala "viária para frente"em relação ao ônibus devido a sua inércia.
C) a passageira não tem razão pois a mala "voaria para trás" a um observador parado fora do ônibus mais não em relação a um observador dentro do ônibus devido a sua inércia.
D) a passageira tem razão pois a mala "voaria para trás" com aceleração negativa em relação ao ônibus devido a sua inércia.
3) Contatou-Se estatisticamente que após a implantação do uso obrigatório do cinto de segurança diminuíram significativamente as lesões graves nos motoristas e passageiros como consequência de acidentes de trânsito.
A função do cinto de segurança está fisicamente relacionada com o (a):
A) lei de Faraday.
B) princípio de Pascal.
C) princípio de Arquimedes.
D) primeira lei de newton.
E) efeito Joule.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vamos analisar a mala no ônibus. Quando o ônibus está em movimento, a mala dentro dele permanece imóvel por causa da inércia. Inércia é a tendência de um corpo a permanecer em seu estado de movimento ou de repouso. No momento em que o motorista pisar no freio, o ônibus irá desacelerar, porém a mala não é parte do ônibus, então ela irá continuar na mesma velocidade que o ônibus estava anteriormente. Ela irá continuar andando para frente enquanto o ônibus reduz a velocidade.
Com isso concluímos que a passageira é uma mentirosa ahahahahaha. Quando o motorista pisa no freio, a mala poderia ir para frente, mas jamais para trás. Neste caso, letra B: a passageira não tem razão, pois a mala "viria para frente" em relação ao ônibus devido à sua inércia.
Questão 03
Quando o carro está em movimento, o motorista estará "parado" dentro do carro, só que na verdade ele está se deslocando na mesma velocidade que o veículo. A primeira lei de Newton estabelece que todo corpo deve permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme (que é o caso do carro indo de linha reta na mesma velocidade) até que uma força aja sobre ele. Então o que acontece quando um carro bate em outro veículo, por exemplo? O motorista é lançado para frente por causa da primeira lei de Newton. O motorista e o carro estão a 50 km/h. Se o carro bater, ele irá parar por completo na pista, enquanto o motorista, que não faz parte do carro, vai continuar com a velocidade de 50 km/h, sendo arremessado para fora do veículo. Então o cinto age justamente absorvendo o impacto e reduzindo a velocidade do corpo do motorista para ele permanecer no veículo. Sendo assim, letra D: primeira lei de Newton.
Espero que eu tenha sido útil. Qualquer dúvida, é só gritar. Bons estudos!