2) Um par de genes está envolvido na determinação de um fenótipo, é o que se verifica nos casos de herança mais simples, incluindo a herança ligada ao sexo e os alelos múltiplos. Porém existem situações em que vários genes situados em cromossomos diferentes somam seus efeitos na determinação de uma mesma característica fenotípica. Também existem casos em que um par de genes é responsável por mais de uma característica. Marque a alternativa correta:
1 ponto
a) epistasia é um caso especial de interação gênica em que um par de genes ativa a ação do outro par, potencializando a sua manifestação.
b) pleiotropia é um fenômeno em que um par de genes alelos condiciona o aparecimento de várias características no mesmo organismo.
c) interação gênica ocorre quando um gene é responsável por diversos fenótipos em um mesmo organismo.
d) a Síndrome de Marfan é um exemplo de herança quantitativa, pois um único gene acaba por gerar várias características na pessoa afetada.
e) pleiotropia ocorre quando genes têm efeitos aditivos, podendo haver mais de um fenótipo a depender da constituição genética do indivíduo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ALTERNATIVA B
Explicação:
AULA PARANÁ
Está correta:
b) pleiotropia é um fenômeno em que um par de genes alelos condiciona o aparecimento de várias características no mesmo organismo.
A pleiotropia trata-se de um mecanismo pro meio do qual um único par de alelos influencia na manifestação de características diferentes e se diferencia da interação gênica por não apresentar vários genes determinando uma única característica.
Epistasia é considerada uma interação gênica na qual os alelos de um gene inibem a manifestação dos alelos de outro gene, podendo ser a dominante e a recessiva.
A interação gênica é um mecanismo por meio do qual dois ou mais genes interagem controlando apenas uma característica, não sendo necessário que os genes estejam no mesmo cromossomo.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/30610914