2)Um fator que contribuiu decisivamente para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII foi :
a) acumulação de capital resultante da exploração colonial praticada pela Inglaterra através do comércio.
b) a concorrência tecnológica entre ingleses e americanos, que estimulou o desenvolvimento econômico.
c) a expulsão das tropas napoleônicas do território inglês, que uniu os interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento.
d) a abertura de mercados na Alemanha e na França para a Inglaterra, por meio de um acordo comercial conhecido por Pacto de Berlim.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A
Explicação:
a) A acumulação de capital proveniente do comércio, principalmente durante o século VII, possibilitou o desenvolvimento econômico da Inglaterra. Uma vez que ela não possuía colônias que explorava de forma suficiente (praticamente deixou os EUA abandonados e a exploração das colônias na África começou de fato no final do século XVII) ela se envolveu indiretamente na busca pelo ouro e prata das explorações. Tendo a maior marinha mercante do mundo (naquela época), a Inglaterra conseguiu estabelecer relações comerciais favoráveis com inúmeros reinos. Não é à toa que existe a famosa frase "O ouro brasileiro deixou buracos no Brasil, templos em Portugal e fábricas na Inglaterra."
b) Não havia concorrência tecnológica entre ingleses e americanos. As invenções pioneiras da Revolução Industrial se deram na própria Inglaterra. Só haverá concorrência entre os dois após a consolidação da industrialização em ambos.
c) Napoleão tentou atacar a Inglaterra no início do século XIX, mas foi impedido pela marinha britânica. De toda forma, a Revolução Industrial já havia se tornado evidente neste momento.
d) O Pacto de Berlim ocorreu em fins do século XIX e tratava da reorganização dos países dos Balcãs após a guerra russo-turca, não sobre a abertura comercial de Alemanha e França.