Geografia, perguntado por jullrodrigues609, 1 ano atrás

2. Um estudante, ao escrever uma crônica, resolveu dar a uma personagem o mesmo nome de uma simpática cidade do Rio de Janeiro que ele havia visitado durante as férias, mas ficou em dúvida quanto ao acento gráfico. Ele fez então aos colegas a seguinte pergunta: - A palavra Porciunculaprecisa ser acentuada? Qual dos seguintes colegas respondeu corretamente à pergunta? a) André:Como é um nome próprio, o acento gráfico é opcional. b) César:A palavra precisa ser acentuada porque oué a2*vogal do hiato. c) Ângela:Ela não pode ser acentuada porque ou,embora seja a 2avogal do hiato, forma sílaba com a letran,o que impede o uso do acento. d) íris:Pela regra da2avogal do hiato, a palavra realmente não pode ser acentuada; por outro lado, sendo uma proparoxítona, ela deveria ser acentuada. Em casos como esse, em que há divergência entre duas regras, o acento gráfico é facultativo. e) Márcia:Pela regra da2avogal do hiato, essa palavra não pode ter acento, mas, pela regra das proparoxítonas, ela precisa ser acentuada. Ouando uma regra impede a presença do acento e outra o exige, prevalece a regra que exige o acento. A palavra deve, portanto, ser acentuada:Porciúncula.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por nicolefavap6olos
242
ALTERNATIVA E 

Apesar de ser um hiato e ter a segunda vogal acentuada, a palavra Porciúncula é acentuada por ser proparoxítona. Ela não é acentuada pela regra da 2a vogal do hiato por ser acompanhada do "n" na mesma sílaba.

Por outro lado, devemos ficar atentos antes de acentuar palavras que se encaixem na regra do ditongo hiato, ou seja, é necessário ver se elas se encaixam ou não nas regras das oxítonas ou paroxítonas. 

Entretanto, a palavra Porciúncula se encaixa na regra das PROPAROXÍTONAS, as quais devem ser todas acentuadas, portanto, deve prevalecer a regra que exige a acentuação, ou seja, a palavra deve ser acentuada. 
Respondido por TiuTobi
15

Alternativa E

Pela regra da segunda vogal do hiato, essa palavra não pode ter acento, mas pela regra das proparoxítonas, ela precisa ser acentuada. Quando uma regra impede a presença do acento e a outra exige, prevalece a regra que exige o acento. A palavra deve, portanto, ser acentuada.

Perguntas interessantes