Geografia, perguntado por LucasPiassi, 10 meses atrás

2- Um dos problemasNAFTA que nao e mencionado no texto, sao os produtos agricolas Norte-Americanos subsidiados que entram no mexico e provocam a falencia de pequenos agricultores. Explique o que sao esses subsidios e por que eles tomam os produtos subsidiados mais competitivos. Isso representa uma vantagem ou uma devantagem para o mexico?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por valeriacandeloriv
25

Resposta:

O México ingressou no Nafta a partir de uma manobra dos Estados Unidos e do Canadá, que tinham o objetivo de instalar suas empresas em território mexicano e usufruir de benefícios fiscais, mão de obra barata, matéria-prima, etc.  

O pacto permitiu que as empresas comprassem produtos agrícolas canadenses para processar nas plantas dos EUA, e incentivou os agricultores dos EUA a expandir as colheitas e a produção de gado, à medida que a crescente classe de consumo do México gastava mais em carne e alimentos processados, provocando, com isso, a falência de pequenos agricultores.

É óbvio que qualquer subsídio dos EUA para o México tinha a finalidade de voltar para eles com benefícios. México sempre esteve em desvantagem nesse bloco econômico.

Explicação:

A participação do México no Nafta é diferente se comparada à dos outros dois membros, pois existem muitas diferenças socioeconômicas entre ele e os Estados Unidos e Canadá.  

O México, se comparado aos outros dois integrantes, está bem distante em várias questões, pois Estados Unidos e Canadá exercem funções bastante importantes no cenário mundial, especialmente os EUA - maior potência econômica, militar e política.  

Além disso, os Estados Unidos pretendiam fixar os mexicanos em seu país, diminuindo a incidência de entrada ilegal de imigrantes. Com a entrada de investimentos, a economia do país poderia crescer e dar origem a novos postos de trabalho e oportunidades, assim, a população mexicana não precisaria buscar uma nova vida no país vizinho.  

Para que o México sobressaísse no bloco seria necessário superar uma série de problemas de caráter socioeconômico, uma vez que seus parceiros possuíam economias consolidadas e suas empresas conseguiam colocar produtos com preços e qualidade que sufocavam qualquer empresa mexicana. Sem contar a forte influência norte-americana dentro do bloco, que buscava sempre satisfazer seus interesses.

O Nafta facilitava ainda a venda de um terço das exportações de carne suína dos EUA e mais da metade de todas as exportações de vegetais dos EUA, de acordo com o Departamento de Agricultura do país (USDA).


LucasPiassi: É pra copiar tudo isso??
LucasPiassi: Resumindo
LucasPiassi: Qual é a resposta
Perguntas interessantes