2) Um dos problemas observados na gestão tange à questão da
transparência das ações daqueles que detêm o poder do
cargo ocupado. Saber o que essa pessoa pensa e como ela
age são um desafio para aqueles que estão sob a sua
liderança. Logo, agir de modo sempre previsível, sem ser
inflexível, permite que os indivíduos saibam o que esperar do
outro. Nesse sentido, as pessoas passam a ter a impressão
de que o conhecem e que esse lider se torna mais presente
no pensamento delas. Logo, pode-se afirmar que, para uma
boa relação no ambiente escolar, o gestor deve:
Soluções para a tarefa
Resposta:
d) Planejar sempre a sua ação, fazer com que as pessoas reflitam, fazer-se ouvir, elogiar, comentar e criticar, preservar a relação pessoal.
Explicação
O gestor escolar deve planejar sempre suas ações, inteirando-se de todos os processos existentes na escola, saber elogiar ou criticar as pessoas ou a equipe, sempre que possível, e fomentar uma relação sadia com seus pares. Essas atitudes são determinantes para o sucesso de uma liderança.
1. Uma ação importante que todo gestor escolar deve primar é por sua visibilidade na escola. Isso implica que sua presença física é importante. Entre as estratégias de visibilidade, pode-se citar: estar no portão no momento da entrada e saída dos alunos, andar pelos corredores da escola, comparecer aos eventos, tomar um cafezinho com os professores no intervalo e assim por diante. Contudo, isso ainda não é suficiente para uma boa visibilidade. Nesse sentido, pode-se afirmar que o diretor deve:
R: atentar à qualidade da interação que estabelece com o outro.
2. Um dos problemas observados na gestão tange à questão da transparência das ações daqueles que detêm o poder do cargo ocupado. Saber o que essa pessoa pensa e como ela age são um desafio para aqueles que estão sob a sua liderança. Logo, agir de modo sempre previsível, sem ser inflexível, permite que os indivíduos saibam o que esperar do outro. Nesse sentido, as pessoas passam a ter a impressão de que o conhecem e que esse líder se torna mais presente no pensamento delas. Logo, pode-se afirmar que, para uma boa relação no ambiente escolar, o gestor deve:
R: Planejar sempre a sua ação, fazer com que as pessoas reflitam, fazer-se ouvir, elogiar, comentar e criticar, preservar a relação pessoal.
3. A gestão de um bom diretor deve cumprir alguns passos importantes para a sua administração. Para tanto, há algumas estratégias que o diretor pode utilizar para descobrir de forma eficiente o que se deseja saber sobre a sua organização escolar. Nesse sentido, pode-se afirmar CORRETAMENTE que essas estratégias são:
R: Buscar modelos existentes para ser aplicados na escola, instrumentalizar massivamente a escola com ferramentas da administração.
4. É sempre importante o feedback das ações tomadas pela gestão, uma vez que eles darão novos contornos para as futuras ações da escola. Nesse sentido, a gestão escolar está se profissionalizando e aperfeiçoando sua prática administrativa cada vez mais. Para tanto, para saber sobre os riscos de implantação de algum projeto mais complexo, o diretor escolar deve, sempre que puder, recorrer:
R: a um especialista da educação, uma vez que ele possui vivência e experiências similares que podem ajudar na tomada de decisões.
5. Alguns diretores encontram-se num dilema pessoal de gestão: eles têm dúvidas sobre o efeito de suas ações na sociedade acadêmica e na externa da escola. Essa insegurança é natural e faz parte do processo de autoavaliação e avaliação externa de sua administração. No entanto, para evitar uma gestão descompromissada e desarticulada com a comunidade acadêmica e externa da escola, o diretor deve:
R: convidar professores, alunos, pais e demais representantes da comunidade externa para reuniões periódicas e em grupo, com o propósito de discutir os caminhos da escola.