2. (Ufrgs 2016) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre a crise do século XIV na Europa, durante a Baixa Idade Média. ( ) A principal causa da crise foi uma combinação entre a Guerra dos Trinta Anos, as revoltas continentais contra o absolutismo e a propagação da peste bubônica por todo o continente. ( ) A Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra foi o principal conflito militar associado à crise e teve por resultado a vitória francesa diante dos ingleses. ( ) A crise enfraqueceu política e economicamente os senhores feudais, dando início a uma gradual transferência de poder para as monarquias europeias nos séculos seguintes. ( ) A crise destruiu o absolutismo monárquico como sistema político e abriu caminho para a descentralização de poder, típica do período medieval tardio. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) V – F – F – V. b) F – F – V – V. c) V – V – F – F. d) F – V – V – F. e) F – V – F – V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta correta: letra D - F – V – V – F
Explicação:
primeira alternativa encontra-se incorreta, tendo em vista que a Guerra dos Trinta Anos ocorreu no século XVII (de 1618 a 1648), tendo como desfecho a Paz de Vestfália (1648), inaugurando o sistema inter-estatal e estabelecendo conceitos de relações internacionais, tais como a soberania nacional. Em síntese, a segunda afirmação, que descreve a Guerra dos Cem anos entre França e Inglaterra, ilustra o grande conflito do período mencionado.
A crise do século XIV contribuiu para o encerramento do regime feudal, retirando os poderes locais dos senhores feudais e concentrando-os nas mãos do monarca. Neste sentido, houve uma centralização do poder político - que foi concomitante ao processo de formação dos Estados Nacionais - de forma a incorporar a nobreza no bloco de poder político absolutista. Em resumo, a terceira alternativa descreve de forma correta este processo.