Física, perguntado por jevertonsantos42, 4 meses atrás

2. (UFPEL) Em uma aula de Física, Pedro brinca com um ímã e uma espira, aproximando rapidamente o ímã da espira fixa, como mostra a figura. Admira-se, então, com o fato de a espira repelir o ímã, enquanto ele insiste na aproximação, deixando de repeli-la, no momento em que Pedro para de mover o ímã. Para ajudar Pedro a entender o que está acontecendo, você lhe explica que: * 2 pontos Imagem sem legenda a) o fluxo magnético que atravessa a espira aumenta, enquanto ele aproxima o ímã, o que faz com que ela seja percorrida por corrente e gere um campo em sentido contrário ao do ímã. b) certamente a espira é feita do mesmo material do ímã e apresenta um polo N voltado para o polo N do ímã. c) o fluxo magnético que atravessa a espira permanece constante, enquanto ele mover o ímã, o que faz com que ela se comporte como um outro ímã, capaz de repelir o que Pedro tem na mão. d) o fluxo magnético que atravessa a espira desaparece quando ele para de mover o ímã, enfraquecendo o campo magnético da espira que, assim, deixa de repelir o ímã. e) a espira certamente não será percorrida por corrente, mas a variação do fluxo magnético que a atravessa poderá gerar um campo magnético contrário ao do ímã.

Soluções para a tarefa

Respondido por didi2020diana
1

Resposta:

alternativa (e) a espira certamente não será percorrida por corrente, mas a variação do fluxo magnético que a atravessa poderá gerar um campo magnético contrário ao do imã.

Respondido por fujimura22
0

Quando Pedro aproxima um imã de uma espira circular, o fluxo magnético atravessando a espira está aumentando e uma corrente elétrica induzida surge na espira no sentido contrário ao do imã, e esta corrente cessa quando a aproximação também para, a alternativa correta é a letra A.

Lei de Lenz

A lei de Lenz estabelece que, quando um condutor experimenta uma variação do fluxo magnético, surge nele uma corrente elétrica induzida no sentido de opor à esta variação.

Por exemplo, quando afirma-se que Pedro aproxima rapidamente um imã de uma espira, o fluxo magnético na espira está aumentando, então surge, de acordo com a lei de Lenz, uma corrente elétrica induzida no sentido de diminuir o fluxo magnético na espira, ou seja, a espira passa a repelir o imã.

E quando Pedro para de mover o imã, não há variação do fluxo magnético experimentado pela espira e, por consequência, não há corrente elétrica percorrendo a espira.

Para saber mais sobre lei de Lenz: https://brainly.com.br/tarefa/24249402

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes