Sociologia, perguntado por juliamrrr56, 11 meses atrás

2 — (UFMG) Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida como “experiência de Ru- therford”, um feixe de partículas alfa foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experi- mentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados. Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atômico de Thomson, propondo a existência de um núcleo de carga positiva, de tamanho reduzido e com, praticamente, toda a massa do átomo. Assinale a alternativa que apresenta o resultado que era previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson. a) A maioria das partículas atravessaria a lâmina b) A maioria das partículas sofreria grandes desvios ao atravessar a lâmina. c) A totalidade das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer nenhum desvio. d) A totalidade das partículas ricochetearia ao se chocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la

Soluções para a tarefa

Respondido por arielcrvlh
12

A alternativa correta segundo o que era previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson é: d) A totalidade das partículas ricochetearia ao se chocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la.

Segundo a visão de Thomson, o átomo deveria apresentar uma distribuição uniforme de cargas negativas e positivas.

Desse modo, quando a radiação alfa entrasse em contato com o átomo, todas as partículas ricocheteariam, pois cargas as iguais deveriam reperlir umas as outras, e não haveria o atravessamento da lâmina.

Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/26523398

Anexos:
Respondido por lehelbustop4gu4c
9

Alternativa A (está no gabarito do meu livro)

Perguntas interessantes