História, perguntado por Anestesia123, 11 meses atrás

2 - (UFMA) A produção de açúcar foi a grande motivação para o início da colonização do Brasil. Na sociedade que se desenvolveu em torno dos engenhos, destaca-se: *
2 pontos
A) A liberdade religiosa, para atender às reivindicações de judeus e protestantes que vieram como imigrantes.
B) O senhor feudal, que possuía grandes propriedades e controlava extenso número de servos.
C) A pequena propriedade, onde os homens livres pobres plantavam gêneros alimentícios para abastecer as fazendas.
D) O caráter estamental, que impossibilitava a ascensão social e o casamento entre pessoas de classes sociais diferentes.
E) A família patriarcal, onde o proprietário tinha poderes sobre seus familiares, escravos e agregados.
A política fundiária brasileira, orientada para a concentração o da propriedade e apoiada no regime de sesmarias, teve conseqüências no surgimento e caracterização da questão agrária brasileira. Seu efeito imediato foi a criação da grande empresa rural para a exploração da cana-de-açúcar, da pecuária e do café. Esse tipo de empresa exigia, para a sua sobrevivência, a mão-de-obra escrava e, depois da Abolição, a mão-de-obra sub-empregada ou sazonal. Apoiava-se, ainda,na propriedade latifundiária, independentemente de sua exploração, como fator de status sociale, principalmente, de poder político. Foi justamente a conjugação cooperativa desses dois tipos de excedentes, o da mão-de-obra a custo insignificante e o da terra não explorada, que deu origem à inflexível estrutura fundiária brasileira e configurou aquilo que chamamos de questão agrária. RIBEIRO, Nelson de F. Caminhada e esperança da reforma agrária. IN: PILETTI, Nelson. História doBrasil, São Paulo: Ática, 1992, p·g. 45/46.
3 - (UEPB) Assinale a alternativa complementar ao texto: *
2 pontos
A) As sesmarias eram terras vendidas durante o período colonial para o plantio da cana-de-açúcar.
B) A grande empresa rural surgiu no Brasil como resultante da expansão cafeeira.
C) A apropriação de grandes áreas territoriais, a partir do Brasil-Colônia, favoreceu a emergência de uma poderosa elite agrária.
D) A rigidez da estrutura fundiária brasileira originou-se da carência de terras produtivas e de mão-de-obra acessível.
E) A exploração agrícola através da monocultura, da média propriedade e do trabalho servil, desde o início da colonização, originou a questão agrária no Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por nayarasouza201p5i3p7
178

2 - E pq era família patriarcal e o senhor do engenho tinha mts "poderes"

3 - tô em dúvida entre a C e a E, mas acredito que seja a C. Me fale se estiver correta.


alancristhian3: ALTERNATIVA (C)
Respondido por EduardoPLopes
1

2 - É correta a alternativa E, já que a colonização no Brasil foi organizada tendo por base o modelo político-cultural europeu, que também era patriarcal, estabelecendo diferenças significativas nos direitos e deveres de homens e mulheres, favorecendo aos homens, em especial os mais ricos, em detrimento das mulheres, vistas como incapazes.

3 - É correta a alternativa C, já que a colonização teve, durante séculos, como base econômica a exportação de produtos agrícolas, cultivados em grandes propriedades controladas por um número relativamente pequeno de proprietários. Esta realidade está na base da profunda desigualdade na propriedade de terras, coisa que até hoje se observa em nosso país.

Mais sobre o processo de colonização do Brasil em:

https://brainly.com.br/tarefa/14377002

Anexos:
Perguntas interessantes