Matemática, perguntado por giovanenardari2520, 1 ano atrás

2) (UFJF-03) Um soldado do esquadrão anti-bombas tenta desativar certo artefato explosivo que possui 5 fios expostos. Para desativá-lo, o soldado precisa cortar 2 fios específicos, um de cada vez, em uma determinada ordem. Se cortar um fio errado ou na ordem errada, o artefato explodirá. Se o soldado escolher aleatoriamente 2 fios para cortar, numa determinada ordem, a probabilidade do artefato não explodir ao cortá-los é igual a:? gostaria de saber, por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por Ceos
62
Boa noite,

Segundo os dados do enunciado, existem um total de 5 possibilidades no início e somente uma possibilidade correta para o primeiro fio e para o segundo, sendo que no segundo fio seria um fio a menos, ou seja, existiriam 4 possibilidades. Dessa forma, temos:
P= 1/5. 1/4
P= 1/20

Espero ter ajudado.
Respondido por fx2388759
0

Resposta:

1/20

Explicação passo-a-passo:

•São eventos consecutivos : você deve cortar um fio a depois outro.

Na matemática, a conjunção "e" indica multiplicação.

p  = \frac{n(e)}{n(s)}

A probabilidade de algo ocorrer é o número de eventos que eu quero, pelo número total, ou seja, é o que eu quero pelo o que eu tenho.

1°)

Digamos que sejam fios A, B, C, D e E. Todos de cores diferentes.

Primeiro, Calcula-se qual a probabilidade de eu cortar um fio e a bomba não explodir. São 5 fios, vou cortar primeiro 1, então:

p1 =  \frac{1}{5}

2°)

Já foi cortado 1 fio, logo não tenho mais a opção de 5, mas sim de cortar 1 de 4 fios que sobraram.

p2 =  \frac{1}{4}

3°)

Como são eventos consecutivos, após você cortar um fio, irá cortar mais um. Digamos que você corte o fio A e B. Como "e" indica multiplicação, basta multiplicar as probabilidades.

p =  \frac{1}{5}  \times  \frac{1}{4}

p =  \frac{1}{20}

Perguntas interessantes