2 - (UFF/RJ) (Adaptada) - "A extorsão de riqueza sob regime escravista não precisava de outro fundamento que não fosse a vontade e o látego do senhor de escravizados. no regime capitalista de produção, essa extorsão se apóia na aparência de que o salario, cobrindo os meios de vida necessários a reprodução do trabalhador e sua família cobre de fato o valor da sua força de trabalho. nenhum dos dois mecanismo operava no regime do colonato (...). O colono ficou no meio caminho entre a transparência da exploração, já que o trabalha excendente se materializava em objetos distintos do trabalho necessario e a ilusão de que recebia correspondia ao valor de seu trabalho"
O texto acima trata do regime do colonato predominante nas fazendas de café do oeste paulista. explique a diferença entre a exploração do trabalho vigente sob escravismo e aquela vigente sob o capitalismo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
153
No escravismo, o escravizado trabalha sem qualquer tipo de ganho, por ser ele propriedade do senhor, enquanto no modo de produção capitalista, o trabalhador produz em troca de remuneração (salário) como forma de compensar sua força de trabalho.
Perguntas interessantes