ENEM, perguntado por lennyjordao4411, 7 meses atrás

2 – (UFF/RJ) (Adaptada) – "A extorsão de riqueza sob o regime escravista não precisava de outro fundamento que não fosse a vontade e o látego do senhor de escravizados. No regime capitalista de produção, essa extorsão se apóia na aparência de que o salário, cobrindo os meios de vida necessários à reprodução do trabalhador e sua família, cobre de fato o valor de sua força de trabalho. Nenhum dos dois mecanismos operava no regime do colonato (...). O colono ficou no meio caminho entre a transparência da exploração, já que o trabalho excedente se materializava em objetos distintos do trabalho necessário e a ilusão de que o que recebia correspondia ao valor de seu trabalho". MARTINS, José de Souza. O Cativeiro da Terra. 1ª. ed. São Paulo: Ciências Humanas, 1979, p.92. O texto acima trata do regime do colonato predominante nas fazendas de café do Oeste paulista. Explique a diferença entre a exploração do trabalho vigente sob o escravismo e aquela vigente sob o capitalismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por wellington3113
3

Resposta:

desculpa estou precisando de pontos

Explicação:

preciso de pontos desculpe


soraiaribeiro2468: tds nós fldpt
Respondido por ycal24093
6

Resposta:

Várias são as diferenças entre a exploração do trabalho vigente sob o escravismo e aquela vigente sob o capitalismo.

 Em uma sociedade, todos os cidadãos que estão envolvidos na economia de um país, automaticamente estão envolvidos na produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

 Visto isso, é fato que tivemos ao longo da história vários modos de produção, que é a maneira de uma sociedade se organizar economicamente. Isso é, a organização da forma em que se produz, utiliza e distribui os bens e serviços.

 Dois desses modos de produção ao longo da história são:

  • Modo de produção escravista: nesse modo, haviam os senhores, que eram os donos do meio de produção, e os escravos, que eram considerados ferramentas de trabalho. As relações de produção se davam através de domínio e de sujeição, onde os senhores mandavam e os escravos obedeciam. Os escravos não recebiam salário pelo serviço e nem tinham tempo determinado de trabalho.
  • Modo de produção capitalista: nesse modo, os trabalhadores recebem salário, além de terem um tempo determinado de trabalho. Há duas classes sociais nesse modo: os burgueses, que possuem os meios de produção, e os trabalhadores, que produzem os bens e serviços.  
Perguntas interessantes