História, perguntado por amandareggiani90, 8 meses atrás

2 – (UFF/RJ) (Adaptada) – “A extorsão de riqueza sob o regime escravista não precisava de outro fundamento que não fosse a vontade e o látego do senhor de escravizados. No regime capitalista de produção, essa extorsão se apóia na aparência de que o salário, cobrindo os meios de vida necessários à reprodução do trabalhador e sua família, cobre de fato o valor de sua força de trabalho. Nenhum dos dois mecanismos operava no regime do colonato (...). O colono ficou no meio caminho entre a transparência da exploração, já que o trabalho excedente se materializava em objetos distintos do trabalho necessário e a ilusão de que o que recebia correspondia ao valor de seu trabalho”.
O texto acima trata do regime do colonato predominante nas fazendas de café do Oeste paulista. Explique a diferença entre a exploração do trabalho vigente sob o escravismo e aquela vigente sob o capitalismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por 9095453
249

Resposta:

Sob o escravismo, o fundamento da exploração do trabalho residia na violência física, na coerção extra econômica explícita, sendo ele mesmo um bem de propriedade do senhor, uma mercadoria como outra qualquer, numa relação totalmente desigual, assegurada pela propriedade de sua pessoa por parte do senhor. Já no capitalismo, a exploração baseava-se numa coerção puramente econômica, que o compelia a vender o único bem que possuía: sua força de trabalho. Além disso, pode mencionar que tanto trabalhadores como patrões eram juridicamente livres e iguais, e que no ato do assalariamento, um vendia e outro comprava, uma mesma mercadoria: a força de trabalho do assalariado. O pagamento de salários dava ao trabalhador a sensação de que estava sendo, de fato, justamente remunerado pelo trabalho realizado, julgando que esses salários cobriam as necessidades de reprodução de suas condições de vida e de sua força de trabalho.

Explicação:


ruan2020henrique: mas nem fudendo que vou pagar isso
kahena7478865: bem resumido gostei
Respondido por martinkoliveira
57

Várias são as diferenças entre a exploração do trabalho vigente sob o escravismo e aquela vigente sob o capitalismo.

Em uma sociedade, todos os cidadãos que estão envolvidos na economia de um país, automaticamente estão envolvidos na produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

Visto isso, é fato que tivemos ao longo da história vários modos de produção, que é a maneira de uma sociedade se organizar economicamente. Isso é, a organização da forma em que se produz, utiliza e distribui os bens e serviços.

Dois desses modos de produção ao longo da história são:

  • Modo de produção escravista: nesse modo, haviam os senhores, que eram os donos do meio de produção, e os escravos, que eram considerados ferramentas de trabalho. As relações de produção se davam através de domínio e de sujeição, onde os senhores mandavam e os escravos obedeciam. Os escravos não recebiam salário pelo serviço e nem tinham tempo determinado de trabalho.
  • Modo de produção capitalista: nesse modo, os trabalhadores recebem salário, além de terem um tempo determinado de trabalho. Há duas classes sociais nesse modo: os burgueses, que possuem os meios de produção, e os trabalhadores, que produzem os bens e serviços.  

Veja mais sobre o capitalismo em:

https://brainly.com.br/tarefa/4412383

Anexos:
Perguntas interessantes