Biologia, perguntado por viniciusptibull100, 10 meses atrás

2.
(UFC) Em 1860, Pasteur conseguiu uma vitória para a teoria da biogênese,
enfraquecendo a confiança na abiogênese, com uma experiência simples e completa.
Analise o esquema dessa experiência, mostrado a seguir, e descreva sucintamente o
objetivo de cada etapa, como também a conclusão da experiência:em resumo


Xxxxxy: etapa 1- microrganismo se desenvolver

etapa 2 e 3- dificultar entrada de ar mais contaminado

etapa 4- liquido estéril indefinidamente

etapa 5- capacidade de manter vida

Soluções para a tarefa

Respondido por luizfelipe1331
24

Resposta:

Com relação às etapas do experimento de Pasteur, temos:

Etapa 1: O objetivo era fornecer condições para que os microrganismos, presentes nas mãos, solo e ar, pudessem se desenvolver.

Etapas 2 e 3: O objetivo era dificultar a entrada de mais ar contaminado depois da fervura, o que foi feito com o objetivo de esterilizar a solução e, ao mesmo tempo, que os vapores saíssem livremente pela estreita abertura superior do gargalo.  

Etapa 4: Em seguida deixou o frasco esfriar e observou que o líquido permanecia estéril indefinidamente. A entrada de ar com impurezas no início do resfriamento é rápida, porém, como o líquido ainda está próximo de seu ponto de ebulição ele impede o desenvolvimento dos organismos. Quando o líquido já se encontra bem mais frio, a ponto de não mais impedir o desenvolvimento de microrganismos, a entrada de ar é bem mais lenta, de modo que os microrganismos nele presentes ficam aderidos à parede recurvada do gargalo.

Etapa 5: Pasteur pôde demonstrar que, apesar de fervido, o líquido ainda possuía a capacidade de manter vida se a ele fosse introduzido algum microrganismo com a quebra do gargalo. Assim ele provou que a vida não se origina "do nada".

Explicação:

Respondido por cleyandre17
4

Resposta:

Explicação:

Etapa 1: Fornecimento das devidas condições para desenvolvimento e proliferação dos microrganismos que estavam presentes nas mãos, solo e ar pudessem se desenvolver.

Etapa 2 e etapa 3: aumento da dificuldade de entrada de maior volume de ar contaminado depois da fervura, para tentar esterilizar a solução e fazer com que os vapores saíssem livremente pela estreita abertura superior do gargalo.

Etapa 4: resfriamento do frasco e constatação de que o líquido permanecia estéril indefinidamente.

Etapa 5: Conclusão de Pasteur: apesar de fervido, o líquido ainda tinha  capacidade de manter vida, caso fosse introduzido algum microrganismo por meio da quebra do gargalo.

Perguntas interessantes