2) (UFAC) – A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, entre os quais podemos destacar: * 1 ponto a) Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos. b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência. c) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural. d) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços.
Soluções para a tarefa
O êxodo rural, as migrações irregulares e a favelização (letra D) são problemas sociais decorrentes da intensa e acelerada urbanização brasileira.
Letra D: Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços.
Isso ocorre porque a industrialização das cidades contribuiu diretamente para o aumento da população da zona urbana. Nesse sentido, o país teve um aumento significativo nos fluxos migratórios para as regiões mais ricas e, naturalmente, o surgimento de vários problemas sociais.
Partindo desse ponto de vista, a falta de moradia é um problema social decorrente da acelerada urbanização.
Com base nesse fato, fica claro que o processo de favelização está relacionado à segregação urbana e é causado pela má distribuição de renda e omissão do Poder Público (na falta de planejamento) com relação à distribuição de moradias para as pessoas mais carentes e/ou necessitadas.
Aprenda mais sobre o tema urbanização brasileira em:
https://brainly.com.br/tarefa/30165010
Até a próxima!
Resposta:
Letra D: Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços.