Filosofia, perguntado por CrisSZY, 7 meses atrás

2. UEM 2012(Adaptado)“O pensamento de Foucault gira em torno dos temas do sujeito, verdade, saber e poder. É um pensamento que leva à crítica de nossa sociedade, à reflexão sobre a condição humana. [...] Não há verdades evidentes, todo saber foi produzido em algum lugar, com algum propósito. Por isso mesmo pode ser criticado, transformado, e, até mesmo destruído. Foucault considera que a filosofia pode mudar alguma coisa no espírito das pessoas. [...] Seu pensamento vem sempre engajado em uma tarefa política ao evidenciar novos objetos de análise, com os quais os filósofos nunca haviam se preocupado. Entre eles se destacam: o nascimento do hospital; as mudanças no espaço arquitetural que servem para punir, vigiar, separar; o uso da estatística para que governos controlem a população; a constituição de uma nova subjetividade pela psicologia e pela psicanálise; como e por que a sexualidade passa a ser alvo de preocupação médica e sanitária; como governar significa gerenciar a vida (biopoder) desde o nascimento até a morte, e tornar todos os indivíduos mais produtivos, sadios, governáveis.”(ARAÚJO, I. L. Foucault: um pensador da nossa época, para a nossa época. In: Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009. p. 225.)Segundo o texto, é correto afirmar: 

a)A renovação filosófica ocorre no contexto de afirmação positivista das ciências e fundação da subjetividade a partir da fenomenologia.

b)A relação entre saber e poder diz respeito a uma prática política, não só epistemológica.

c)A sexualidade desaparece como tema de análise filosófica em razão da repressão dos desejos individuais e coletivos.

d)A expressão “biopoder” significa a associação entre as potencialidades humanas e o divino.

e)O papel da filosofia é revelar verdades metafísicas, independentemente de serem contestadas ao longo da História. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por sarakesia0809
10

Resposta:

B) A relação entre saber e poder diz respeito a uma prática política, não só epistemológica.

Respondido por larissamagrani
2

Para Foucault, as relações de poder estão ligadas às ações humanas e à vivência em comum no mundo (c).

Assim, governo, hospital e escola são campos que há mando-obediência. Há um sujeito que detém de autoridade e prestígio e que oprime o outro para explicitar esse poder convencional.

O texto de Michel de Foucault refere-se ao à modelagem dos indivíduos, pois menciona as relações de poder fundamentas na coerção, na manipulação e no silêncio. Foucault relata que, para que esse processo seja efetivado, as vozes são caladas e existe, somente, a obediência.

Não há democracia nem liberdade. O homem é oprimido e suas vontades, erradicadas.

Link: brainly.com.br/tarefa/27190129

Anexos:
Perguntas interessantes