ENEM, perguntado por Gabsmilgrau1917, 5 meses atrás

2 - (UCS 2013) As bactérias são organismos que atualmente auxiliam o desenvolvimento científico e tecnológico. Elas são utilizadas diretamente em biotecnologia, principalmente como vetores de manipulação do DNA, bem como fornecedores de diversas enzimas. A utilização das bactérias na biotecnologia se deve à: a) sua simplicidade procariótica e à manipulação dos plasmídeos. b) sua simplicidade quimiossintetizante e aos micoplasmas. c) complexidade da parede celular e ao seu RNA. d) simplicidade das ficobilinas e ao seu DNA. e) sua alta capacidade de multiplicação e por serem revestidas por um capsídeo.

Soluções para a tarefa

Respondido por giovaniprcebeniakoli
51

Resposta:

A) sua simplicidade procariótica e à manipulação dos plasmídeos.

Explicação:

Olá!

As bactérias são organismos com estrutura celular relativamente simples, quando comparada às células eucariotas, além de serem facilmente cultivadas em laboratório. Outro fator favorável à utilização de bactérias na biotecnologia é a presença de plasmídeos em muitas delas. O plasmídeo é um DNA extra, que pode ser removido da bactéria. Neste plasmídeo é possível inserir um gene de interesse e recolocar o plasmídeo (agora, recombinante) na bactéria, que passará a expressar nova característica.

Espero ter ajudado :)

Respondido por pedro24111997
7

  Letra A está correta. Os plasmídeos são estrutura que conferem novas características as bactérias, desse modo basta que sejam inseridos novos plasmídeos que as bactérias alteram algumas características, essa manipulação favorece em muito o uso das bactérias em diversas aplicações de biotecnologia.

  Os seres procariontes possuem uma estrutura mais simplificada e com isso é mais fácil manipular suas estruturas e inserir os plasmídeos, um exemplo disso são bactérias que são aletradas para consumirem plástico com maior eficiência e assim conseguirem degradar o lixo plástico de forma rápida.

Aprenda mais sobre biotecnologia: https://brainly.com.br/tarefa/3045782

Anexos:
Perguntas interessantes