2.(U E G 2013) A expressão “Tudo o que é bom, belo e justo anda junto” foi escrita por um dos grandes filósofos da humanidade. Ela resume muito de sua perspectiva filosófica, sendo uma das bases da escola de pensamento conhecida como: *
1 ponto
a) cartesianismo, estabelecida por Descartes, no qual se acredita que a essência precede a existência.
b) estoicismo, que tem no imperador romano Marco Aurélio um de seus grandes nomes, que pregava a serenidade diante das tragédias.
c) existencialismo, que tem em Sartre um de seus grandes nomes, para o qual a existência precede a essência.
d) platonismo, estabelecida por Platão, no qual se entendia o mundo físico como uma imitação imperfeita do mundo ideal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para Platão, a obra do artista é cópia de coisas fenomênicas, um exemplo particular e, por isso, algo inadequado e inferior, tanto em relação aos objetos representados quanto às ideias universais que os pressupõem. (Alternativa A)
Platão defendia a ideia de Mundo das Ideias, onde tinha-se um mundo ideal que era livre de ideias imperfeitas.
Nesse mundo as ideias eram ordenadas de forma hierárquica, de forma ao belo e o justo representarem as ideias mais elevadas.
Platão também discorria sobre o mundo sensível, o que pode ser visto como oposto ao mundo das ideias, sendo o mundo material em que temos acesso.
Onde tinha-se que a demonstração as ideias ou conceito de belo são uma espécie de imitações de ações do mundo sensível, o que não representa as verdadeiras ideias.
Logo, a arte seria uma imitação inferior da perfeição das ideias.
Explicação:
2.(U E G 2013) A expressão “Tudo o que é bom, belo e justo anda junto” serviu de base da escola de pensamento conhecida como:
d) platonismo, estabelecida por Platão, no qual se entendia o mundo físico como uma imitação imperfeita do mundo ideal.
Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: os inteligíveis, mais concretas, permanentes, imutáveis, iguais a si mesmas e portanto, ideal, e os sensíveis, todas as coisas que afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis e são imagens das realidades inteligíveis.
As ideias inteligíveis são ordenadas em um sistema hierárquico, estando no vértice a ideia do Bem, que é a realidade suprema, donde dependem todas as demais ideias, e todos os valores: éticos, lógicos e estéticos, que se manifestam no mundo sensível; é o ser sem o qual não se explica o vir-a-ser.
Bons estudos!