2)Texto base: (ENADE – Ciências Sociais, 2005) O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento das ciências sociais. As transformações econômicas, políticas e culturais, que se intensificaram a partir dessa época, colocaram problemas inéditos para a humanidade, que experimentava mudanças no Ocidente Europeu. Com referência aos marcos fundadores do pensamento social no Ocidente, assinale a opção correta: Selecione uma alternativa: a) A Revolução Francesa, pelo seu potencial revolucionário e universal, dificultou o aparecimento das ciências sociais. B) A Revolução Industrial e a Revolução Francesa, ao redefinirem, respectivamente, as relações políticas e as relações de produção, deram condições para o surgimento de uma visão racional do mundo, da qual emerge a sociedade como objeto de estudo. C) O feudalismo e o capitalismo, como marcos fundadores das ciências sociais, conviveram harmonicamente ao longo do processo de transformação social a partir do século XVIII. D) Um dos marcos fundadores das mudanças no século XVIII foi a transformação da aristocracia inglesa em classe aliada à burguesia, que, a partir daí, comandou o processo econômico no Ocidente. E) O Renascimento e a Reforma são considerados marcos fundadores que permitiram o aparecimento das ciências sociais
Soluções para a tarefa
Durante e após a revolução, mudou-se a forma de fazer política, produzir e consumir, viver em sociedade. Assim o estudo social se tornou possível acerca deste novo método de cultura humana.
A Revolução Francesa redefiniu os métodos de trabalho e política
Na revolução industrial, muda-se o meio de produzir e posteriormente, consumir. Segundo a correta alternativa b), por haver a redefinição nas relações políticas, também de produção torna a sociedade um objeto de estudo, com uma visão histórica não somente voltada ao público mais rico, ou aos vencedores que sempre escreveram a história, mas ao ser humano no geral.
O levante final contra os últimos legados da idade moderna, como a monarquia que guiava a forma mais sólida como as coisas aconteciam, as possibilidades de mobilidade social, embora ainda fossem poucas, começam a se transformar diante a insurgência francesa perante seu rei.
Disto surgem os primeiros ensaios de sociologia, antropologia como ciências da época, embora possuíssem erros grotescos, como o Conde (Arthur) de Gobineau.
Para sabermos mais sobre revolução industrial, podemos ler:
https://brainly.com.br/tarefa/26173526
Para nos aprofundarmos na revolução francesa, podemos acessar: https://brainly.com.br/tarefa/8956427
Para lermos sobre Conde de Gobineau, podemos acessar:
https://brainly.com.br/tarefa/4376429
#SPJ4