2)Texto base De acordo com as premissas presentes no Código de Defesa do Consumidor quanto à responsabilidade pelo fato do produto e do serviço, podemos afirmar que: Selecione uma alternativa: a) O defeito poderá gerar a inadequação de um produto ou, até mesmo, de um serviço, podendo levar ao dano do consumidor. Desta forma, podemos afirmar que há vício sem defeito, mas não há defeito sem vício. B) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, fato e vício do produto podem ser considerados sinônimos. C) Havendo por parte do fornecedor o descumprimento quanto à devida informação, ocorrem os chamados defeitos de concepção, o que resulta em um produto com vício de qualidade por insegurança. D) No caso de culpa concorrente da vítima de consumo, não há autorização para a redução de uma eventual condenação atribuída ao fornecedor. E) Considera-se um produto obsoleto e defeituoso diante de outro de melhor qualidade apresentado ao mercado consumidor
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa A) O defeito poderá gerar a inadequação de um produto ou, até mesmo, de um serviço, podendo levar ao dano do consumidor. Desta forma, podemos afirmar que há vício sem defeito, mas não há defeito sem vício.
Explicação:
Um defeito quase sempre irá gerar inadequação de um produto, por isso os consumidores possuem um prazo de 30 dias em produtos não duráveis, e 90 dias em produtos duráveis, esse período também é chamado de "garantia".
Os defeitos são vícios do processo de produção, as empresas podem realizar manutenções e mudanças nos processos produtos para diminuir esses defeitos.
A maioria das empresas trocam o produto sem grandes problemas, porém, se a empresa se negar a trocar o produto, o consumidor pode entrar em contato com o PROCON e buscar os seus direitos.