2) "Tal como concebida por Durkheim, a sociologia é o estudo dos fatos essencialmente sociais e a explicação desses fatos de maneira sociológica.[...] Seu objetivo é demonstrar que pode e deve haver uma sociologia objetiva e cientifica, conforme o modelo de outras ciências, tendo como objeto o fato social. Para que haja tal sociologia, duas coisas são necessárias: que seu objeto seja especifico, distinguindo-se do
objeto de outras ciências, e que possa ser observado e explicado de modo semelhante ao que acontece com os fatos observados e explicados pelas outras ciências" Com relação ao tema, segundo Émile Durkheim, quais são as características distintivas do fato social em relação às consciências individuais?
a) Intencionalidade e coercitividade D) Exterioridade e coercitividade
c) Exterioridade e generalidade d) Intencionalidade e subjetividade e) Generalidade e coercitividade
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Letra D, Exterioridade e Coercitividade
Explicação:
Durkheim enfatiza que os fatos sociais possuem duas características essenciais:
São exteriores – Isto significa que o comportamento social não procede do próprio individuo, mas de algo exterior a ele: a sociedade. Ex: Os deveres de irmão, esposo e cidadão, ou ainda as crenças e práticas religiosas, sinais, sistemas monetário etc.
São Coercitivos – Isto significa que são impostos pela sociedade ao individuo. As normas e regras da sociedade acabam agindo sobre nosso pensamento individual. Este tipo de conduta ou pensamento são exteriores ao individuo, são dotados de um poder imperativo e coercitivo em virtude do que impõe.
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Lógica,
10 meses atrás