2-Sublinhe o sujeito nas frases a seguir e classifique-os em: sujeito simples, sujeito composto, sujeito indeterminado, sujeito oculto ou sujeito inexistente. a) Chegou cansado da viagem o empresário. b) As pessoas educadas portam-se com discrição. c) Corriam os automobilistas a toda velocidade. d) Voava tranquilo sobre as árvores, o passarinho. e) São fundamentais na vida do homem a flora e a fauna. f) A maior parte dos alunos cumpre o seu dever. g) Naquela tarde de outono, caía uma chuva fina. h) Por causa de um defeito, fez o avião uma aterrissagem forçada. i) Meus pai deixaram-me viajar com uns amigos. j) A necessidade fê-lo trabalhar para seu sustento.
Soluções para a tarefa
a) Chegou cansado da viagem o empresário.
Sujeito Simples. A frase está na ordem inversa, mas quando colocada na ordem direta (O empresário chegou cansado da viagem), percebe-se que há apenas um substantivo com valor de sujeito: O empresário.
b) As pessoas educadas portam-se com discrição.
Sujeito Simples. Lembre-se que para ter o sujeito simples apenas um substantivo pode estar no plural, mas o sujeito composto deve ter dois substantivos com valor de sujeito (mesmo que ambos estejam no singular)!
c) Corriam os automobilistas a toda velocidade.
Sujeito Simples. A frase está na ordem inversa, mas quando colocada na ordem direta (Os automobilistas corriam a toda velocidade), percebe-se que há apenas um substantivo com valor de sujeito: Os automobilistas.
d) Voava tranquilo sobre as árvores, o passarinho.
Sujeito Simples. A frase está na ordem inversa, mas quando colocada na ordem direta (O passarinho voava tranquilo sobre as árvores), percebe-se que há apenas um substantivo com valor de sujeito: O passarinho.
e) São fundamentais na vida do homem a flora e a fauna.
Sujeito Composto. A frase está na ordem inversa, mas quando colocada na ordem direta (A flora e a fauna são fundamentais na vida do homem), percebe-se que há apenas dois substantivos com valor de sujeito: A flora e a fauna.
f) A maior parte dos alunos cumpre o seu dever.
Sujeito Simples. Quem cumpre o seu dever? Os alunos.
g) Naquela tarde de outono, caía uma chuva fina.
Sujeito Simples. Quem cai? Uma chuva. Tome cuidado com isso! Sabemos que sujeitos inexistentes acontecem quando o verbo expressa um fenômeno da natureza (ex.: Chovia naquela tarde de outono), mas como ele expressa uma ação, quem realiza a ação é o substantivo chuva.
h) Por causa de um defeito, fez o avião uma aterrissagem forçada.
Sujeito Simples. Quem fez uma aterrissagem? O avião.
i) Meus pais deixaram-me viajar com uns amigos.
Sujeito Simples. Mais uma vez, cuidado! Analise sempre o verbo meticulosamente. Quem deixaram? Os pais. Caso não faça a análise correta, pode pensar que o sujeito é "eu" graças ao pronome "me".
j) A necessidade fê-lo trabalhar para seu sustento.
Sujeito Simples. Quem o fez trabalhar? A necessidade.