Filosofia, perguntado por eath, 9 meses atrás

2) Sobre São Tomás de Aquino, responda: a) Como ele se apropria da Filosofia aristotélica?
b) Há hierarquia entre Fé e Razão? Explique.
c) O que é a quinta prova, ou quinta via, da existência de Deus?
d) Podem as verdades sensíveis ou sensoriais auxiliar na compreensão de Deus? Justifique.
e) O que é a política para Tomás de Aquino?

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
16

Sobre São Tomás de Aquino:

a) São Tomás de  Aquino foi um filósofo da idade média, que propôs a teologia natural, disciplina  dedicada a provar a existência de Deus ou de seus atributos por modos puramente filosóficos.

Foi o criador do tomismo, um conjunto de doutrinas teológicas e filosóficas, que busca a harmonia entre o racionalismo aristotélico e a tradição revelada do cristianismo, defendendo a razão e argumentação como base da filosofia.

b) Para São Tomás de Aquino, embora a razão esteja subordinada à fé, a razão funciona por si mesma, segundo as próprias leis, ou seja, o conhecimento não depende da fé nem da presença de uma verdade divina no interior do indivíduo, mas é um instrumento para se aproximar de Deus. É a razão que deve orientar o homem para o seu fim levando-o a procurar o bem e a evitar o mal.

c) São Tomás de Aquino, em sua obra "Suma Teológica" estabelece as "5 vias" para afirmar racionalmente a existência de Deus, seguindo uma minuciosa estrutura argumentativa:

1 ª via: Motor imóvel  

Tudo o que se move é movido por outro. Não se pode ir até ao infinito se não houver um motor primeiro que seria causa de todo o movimento

2 ª via: Causa eficiente

Todas as coisas têm uma causa eficiente. Não se pode ir até ao infinito na  cadeia das causas pois se não houvesse uma primeira causa não existiria movimento  nenhum. Essa causa primeira é Deus

3 ª via: Ser necessário

A maior parte dos seres são contingentes, aparecem e desaparecem. Se esses  seres fossem necessários teriam existido sempre. Tem por isso de haver um ser necessário em si mesmo e esse ser chama-se Deus

4 ª via: Perfeição

Há na natureza diversos graus de perfeição. Temos de admitir um Ser Supremo que seja a causa de toda a Perfeição. Esse ser é Deus

5 ª via: Ordem e Governo do Mundo

Há uma certa ordem no Mundo e todas as coisas tendem para um determinado fim mesmo as inorgânicas. Isto não acontece por acaso. Tem por isso de existir um ser inteligente que ordene a natureza e a impele para determinado fim. Esse ser é Deus.

d) De acordo com o filósofo, há dois tipos de conhecimento: o sensível, captado pelos sentidos, e o intelectivo, que se alcança pela razão.

Pelo conhecimento sensível, só se  pode conhecer a realidade com a qual se tem contato direto. Pelo conhecimento intelectivo, pode-se abstrair, agrupar, fazer relações e, finalmente, alcançar a essência das coisas, que é o objeto da ciência.

Portanto, o conhecimento intelectual depende do conhecimento sensível, mas transcende-o. O intelecto vê a natureza das coisas mais profundamente do que os sentidos, sobre os quais exerce a sua atividade e só assim é possível compreender Deus.

e) O pensamento político de Tomás de Aquino segue as teorias políticas de Aristóteles. A autoridade no governo de uma cidade ou reino, tem a finalidade de conservar a paz e agir de acordo com o bem comum.

Considerou a monarquia, dentre as várias formas de governo, como o melhor regime, porém manifestou a sua preferência pelo regime misto, para evitar o abuso de poder.

Distinguiu três tipos de leis: a lei da natureza, a lei humana e a lei divina. A lei da natureza é o que é segundo os princípios ou regras da razão, a lei humana ou positiva é a que regula as relações do homem entre si e a lei divina a que regula as relações do homem com Deus.

Bons estudos!

Perguntas interessantes