2) Sobre os pensadores da Teoria Critica, leia o fragmento de texto a seguir: "Em meu ensaio "Teoria Tradicional e Teoria Critica" apontei a diferença entre dois métodos gnosiológicos. [-]. A teoria em sentido tradicional, cartesiano, como a que se encontra em vigor em todas as ciências especializadas, organiza a experiênca à base da formulação de questões que surgem em conexão com a reprodução da vida dentro da sociedade atual. [...] A teoria crítica da sociedade, ao contrário, tem como objeto os homens como produtores de todas as suas formas históricas de vida. As situações efetivas, nas quais a ciência se baseia, não são para ela uma coisa dada, cujo único problema estaria na mera constatação e previsão segundo as leis da probabilidade. O que é dado não depende apenas da natureza, mas também do poder do homem sobre ele. Os objetos e a espécie de percepção, a formulação de questões e o sentido da resposta dão provas da atividade humana e do grau de seu poder." (Horkheimer, Filosofia e Teoria Crítica, 1968b, p. 163). O texto acima faz referência às preocupações que orientaram intelectuais, a partir das décadas de 1930, cujas questões epistemológicas foram tecidas sobre um olhar não ortodoxo do materialismo histórico-dialético. Considerando seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) O texto faz referência aos estudos realizados pela Escola de Frankfurt. b) Horkheimer fez parte dos estudos desenvolvidos pela corrente teórica do materialismo cultural. c) As falas de Horkheimer dizem sobre as pesquisas realizadas pela corrente do liberalismo cultural. d) A teoria critica foi desenvolvida pelos estudiosos da Escola de Chicago. e) O texto diz sobre os ensinamentos da escola francesa positivista.
alguém sabe essa resposta
Soluções para a tarefa
A alternativa correta sobre a corrente intelectual que analisa o marxismo de forma não ortodoxa é: "a) O texto faz referência aos estudos realizados pela Escola de Frankfurt.".
Para isso, é preciso compreender a Escola de Frankfurt e seus estudos da relação entre marxismo e cultura.
Escola de Frankfurt, marxismo e cultura
A chamada Escola de Frankfurt se notabilizou por, a partir das obras de Adorno e Horkheimer, realizar estudos da cultura por meio de um ponto de vista marxista, ou seja, pensando a cultura dentro das relações de classe.
Nisso, se estabeleceu o conceito de indústria cultural, que colocava aspectos da cultura e da mídia que eram próprios da propagação de ideais da classe dominante, para manter aspectos do capitalismo.
Para mais sobre a Escola de Frankfurt, leia: https://brainly.com.br/tarefa/48602007
#SPJ1