2. Sobre o rito de passagem Karajá é correto afirmar: *
1 ponto
A primeira iniciação dos meninos do povo Karajá ocorre aos doze anos de idade. O ritual que marca a transição da puberdade à vida adulta consiste em colocar as mãos em uma luva cheia de formigas e aguentar a dor das picadas.
O Hetoroky é para os indígenas Karajá uma forma de adequação à cultura ocidental brasileira, fazendo com que os meninos se desliguem dos costumes indígenas para ingressar no modo de vida da cultura brasileira.
Os jovens que serão iniciados à fase adulta passam um bom tempo dentro de uma grande casa (oca) se preparando para o ritual. Segundo a tradição indígena, durante esse tempo os seres místicos ajudam o indígena a se tornar um Inã, que saiba caçar e pescar. Também aprendem a respeitar os costumes, a natureza e os mais velhos. Desse modo, valorizam a sua cultura e não a deixam cair no esquecimento.
Durante o ritual, os jovens que estão se tornando adultos passam um período dentro da casa construída para a festa aprendendo sobre a cultura brasileira ocidentalizada..
me ajudemmmmmmmmm
Soluções para a tarefa
Resposta:
Habitantes seculares das margens do rio Araguaia nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso, os Karajá têm uma longa convivência com a Sociedade Nacional, o que, no entanto, não os impediu de manter costumes tradicionais do grupo como: a língua nativa, as bonecas de cerâmica, as pescarias familiares, os rituais como a Festa de Aruanã e da Casa Grande (Hetohoky), os enfeites plumários, a cestaria e artesanato em madeira e as pinturas corporais, como os característicos dois círculos na face. Ao mesmo tempo, buscam a convivência temporária nas cidades para adquirir meios de reivindicar seus direitos territoriais, o acesso à saúde, educação bilingüe, entre outros.
A alternativa correta é a C).
O ritual, conhecido como Hetohoky, é considerado como sendo o maior ritual indígena que vivem em Tocantins. O ritual apresenta a diversidade da cultura indígena e de demonstração de força e da construção da identidade cultura.
Os índios do Karajá se apresenta com forte luta de força e de determinação que devem resistir ao tempo e o progresso considerando suas origens étnicas.
Os jovens são iniciados com o respeito e a natureza dos mais velhos com a valorização de sua cultura.
Espero ter ajudado.