2-Sobre o processo de Independência deflagrado no Brasil em 1822, que implementou o Primeiro Reinado, é possível dizer que: *a) Dom Pedro antecipou-se à estratégia de seu irmão, D. Miguel, que também queria ser imperador do Brasil.b) Foi um processo deflagrado no Brasil após a morte de D. João VI.c) Foi um processo coordenado pelos revolucionários latino-americanos, como Bartolomé Mitre e Simon Bolívar.d) foi um processo articulado por Napoleão Bonaparte, que fugiu da ilha de Santa Helena para o Brasil em 1819.
Soluções para a tarefa
Resposta: Foi um reflexo da Revolução Liberal do Porto (1820), que exigiu o retornou de D. João VI para Portugal.
Explicação: Nenhuma das alternativas está correta.
A Independência do Brasil, em grande parte, foi um acontecimento influenciado pelos desdobramentos da Revolução Liberal do Porto, ocorrida em 1820. Essa Revolução exigiu o retorno de D. João VI, que desde 1808 estava em solo brasileiro, para Portugal, bem como a convocação das cortes gerais para uma Assembleia Constituinte. D. Pedro, filho de D. João, ficou no Brasil. Da sua permanência, nasceu uma articulação política para que ele fosse sagrado imperador, como de fato ocorreu em 7 de setembro de 1822.
Resposta:
1. b) Quer dizer que foi imposta pela a autoridade do governante;
2. d) Foi um reflexo da Revolução Liberal do Porto (1820), que exigiu o retornou de D. João VI para Portugal.
Explicação:
1 - O termo “outorga” é um termo jurídico que remete a uma imposição vinda de uma autoridade maior.
2 - A Independência do Brasil foi uma reação contra os desmandos que ocorriam pelas Cortes portuguesas que procuravam reinstalar o colonialismo no território.
Classroom