Sociologia, perguntado por gessyrayanne, 1 ano atrás

2) Sobre o conceito de classes sociais na perspectiva marxista, pode-se afirmar que:


franciscovig07: De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história, conforme a dinâmica dos modos de produção.

Soluções para a tarefa

Respondido por karinedeolive1
8
Por ter uma finalidade em si mesmo, o processo produtivo aliena o trabalhador, já que é somente para produzir que ele existe. Em razão da divisão social do trabalho e dos meios, a sociedade se extrema entre possuidores e os não detentores dos meios de produção. Surgem, então, a classe dominante e a classe dominada (ou seja, a dos trabalhadores). O Estado aparece para representar os interesses da classe dominante e cria, para isso, inúmeros aparatos para manter a estrutura da produção. Esses aparatos são nomeados por Marx de infraestrutura e condicionam o desenvolvimento de ideologias e normas reguladoras, sejam elas políticas, religiosas, culturais ou econômicas, para assegurar os interesses dos proprietários dos meios de produção.

perroni2010: V V F V V
Respondido por amaralluke
1

Resposta:V – V – F – V – V.

Explicação:resposta correta

I. Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades.

II. De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história, conforme a dinâmica dos modos de produção.

III. As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo.

IV. A formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia.

V. A afirmação "a história da humanidade é a história das lutas de classes" expressa a ideia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes.

Perguntas interessantes