2. Sobre a Primeira Revolução Industrial, que se desenvolveu na Inglaterra a partir de meados do século XVIII, leia atentamente os textos seguintes para responder.
Texto 1 As vantagens que decorrem do cercamento são muito grandes para o proprietário. A vantagem para o proprietário depende, até certo ponto, da natureza do solo, do gasto que exige a construção do cercado e da construção de estradas. Contaram-me que nos últimos quinze anos algumas propriedades quase duplicaram a renda. É inquestionável que o montante da produção total aumenta em maior proporção que a renda, pois, ao realizar o cercamento, o capital empregado pelo proprietário cresce consideravelmente e julgo que se possa demonstrar que quanto mais capital investe na administração de sua fazenda, tanto maior é a quantidade de produtos que leva ao mercado. Relatório de Thomas Brown, em 1794. In: AQUINO [et.al.]. História das sociedades. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1983. P.119. Adaptado.
Texto 2 [...] houve uma classe sem dúvida profundamente prejudicada pelo cercamento: a dos camponeses e pequenos proprietários marginais, os quais se valiam das pequenas (mas para eles, essenciais) vantagens dos direitos comuns: pastos para animais e aves, material de construção, madeira para consertar implementos, cercas e portões. O cercamento podia perfeitamente reduzi-los a simples condição de assalariados. Mais que isso, transformava a eles e aos parentes, de membros dignos de uma comunidade, com um rol definido de direitos, em inferiores subalternos dos ricos. Não era uma mudança pequena. HOBSBAWM, Eric J. - Da revolução industrial inglesa ao imperialismo. 3.ª ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978. P. 94-95. Adaptado.
a) (1,0) Nos Textos 1 e 2, os autores expressam posições semelhantes ou opostas? Responda e justifique adequadamente explicando com suas palavras a postura de cada autor.
FRUCCA:
e urgente
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Eles expressam posições opostas, pois no texto 1, o autor ele elogia a revolução industrial devido aos lucros que trouxe aos proprietários que possuíam as maquinas, enquanto no texto 2, o autor ele critica, pela falta de planejamento e auxilio aos camponeses e pequenos proprietários que foram prejudicados, pois estes sofram substituídos pelas maquinas.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes