2) Sobre a formação do relevo é correto afirmar que
a) o relevo desde o surgimento da Terra não sofreu modificações
em sua estrutura.
b) o relevo é formado por modificações resultantes da ação de
agentes internos e externos
c) o relevo é formado pela ação de agentes exógenos e
transformado por agentes endógenos.
d) o relevo é apenas a manifestação superficial do que ocorre no
interior da Terra,
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: B. É a movimento das placas tectônicas, mas, vento, chuva e etc...
Há várias formas de relevo que correspondem aos moldes das paisagens naturais e que se dão nas regiões terrestres. Sua tipologia consiste em: planaltos, planícies, montanhas e depressões (B).
Os planaltos são relevos acima de 300 metros de altitude, apresentam pico e são formados, principalmente, pelo fenômeno da erosão, sendo caracterizados por três espécies: basálticos, sedimentares ou cristalinos. No Brasil, encontramos os seguintes planaltos: Planalto Central, Planalto das Guianas , Monte Roraima e Planalto Nordestino.
As planícies são superfícies terrestres planas, que estão a 100 metros em relação ao nível do mar. Os elementos que formam as planícies são os aquíferos pela aproximação com o mar.
Elas se classificam em: planície costeira, planície fluvial e planície lacustre. São planícies brasileiras: Planície Amazônica, Planície Litorânea e Planície do Rio Araguaia.
Já as montanhas são relevos de alta elevação, sendo formadas por erupções vulcânicas ou pelos movimentos das placas tectônicas. No Brasil, há grande número de montanhas na região sudeste, especialmente na região serrana, localizada no Rio de Janeiro.
As montanhas mais famosas são: Pico da Neblina , Pico da Bandeira , Pedra da Mina e Pico das Agulhas Negras.
As depressões, por sua vez, estão a 100 e 500 metros em relação ao nível do mar e são relevos mais baixos.
As depressões são formadas por meio dos movimentos das águas e do vento, apresentando irregularidade na sua superfície. A depressão mais famosa do mundo é o Mar Morto, sendo uma depressão absoluta.
Os tipos de depressão são: marginais, periféricas ou interplanálticas. No Brasil, há as seguintes depressões: Depressão Sul-Amazônica , Depressão do Araguaia , Depressão do Tocantins e Depressão Norte-Amazônica.
Link: brainly.com.br/tarefa/5521236