2) Sobre a compreensão do conceito de percepção na ótica fenomenológica, assinale a alternativa correta.
a) A percepção sob a ótica fenomenológica consiste na atribuição de um sentido a um fenômeno por uma consciência.
b) A percepção de um fenômeno ocorre de maneira independente da consciência que o percebe, pois o sentido está no próprio fenômeno, segundo Merleau-Ponty (1999).
c) Para Merleau-Ponty (1999), a percepção de um fenômeno ocorre de maneira independente do objeto percebido, pois o sentido está na consciência de quem o percebe.
d) De acordo com Merleau-Ponty (1999), a percepção de um fenomenólogo acerca de um fenômeno, quando bem desenvolvida, abarca sua totalidade.
e) Como a fenomenologia defende a ideia de que a percepção sempre será parcial, é inútil tentar se aproximar da essência do fenômeno.
Soluções para a tarefa
2) Sobre a compreensão do conceito de percepção na ótica fenomenológica:
Alternativa correta: c) Para Merleau-Ponty (1999), a percepção de um fenômeno ocorre de maneira independente do objeto percebido, pois o sentido está na consciência de quem o percebe.
Merleau-Ponty, em sua obra "A fenomenologia da percepção" considera a fenomenologia, antes de qualquer coisa, mais uma forma de pensar do que um sistema filosófico e busca compreender como a percepção efetivamente funciona nas relações dos indivíduos com o mundo circundante e com outros indivíduos.
Perceber é dar significado ao que foi captado pelos sentidos e de alguma perspectiva, não é captar passivamente os estímulos que chegam de fora e interpretá-los, mas sim, um contato direto com tais elementos, que toma forma de envolvimento ativo com as coisas que cercam o indivíduo.
Tal envolvimento não é apenas cognitivo, já que parte desse envolvimento também é emocional, prático, estético e imaginativo. Logo, a ênfase na investigação fenomenológica está em compreender os objetos, o mundo ao redor, com um significado para quem o vê.
Bons estudos!
Resposta:
a) A percepção sob a ótica fenomenológica consiste na atribuição de um sentido a um fenômeno por uma consciência.
Explicação:
De acordo com a fenomenologia, a percepção consiste na atribuição de um sentido a um fenômeno por uma consciência, lembrando sempre que a percepção é um recorte de uma realidade mediada pela "lente" de quem percebe e, por isso, não abarca a sua totalidade.
Com essa definição, assume-se que a percepção ocorre na relação entre fenômeno e consciência, ou seja, não ocorre de maneira independente da consciência ou do fenômeno.
Além disso, destaca-se que a fenomenologia defende que a redução fenomenológica (a tentativa de voltar às coisas mesmas e reduzir o que é preposto ou preconcebido acerca de um fenômeno) é um movimento válido de aproximação à realidade, sob diferentes aspectos.