2) Segundo o cientista político e professor da UFPE, Michel Zaidan, essa família política, na verdade, tem origem na família patriarcal colonial, matriz da formação do Estado brasileiro. "É como Gilberto Freyre aborda em sua obra: a família patriarcal é a dominação primeira do Brasil e se pode perceber a sobrevivência desse grande patrimonialismo até hoje na política brasileira". Com base no texto, qual das afirmações expressa esse caráter da política brasileira?
Soluções para a tarefa
As alternativas são:
a)
Bonifácio de Andrada é o deputado mais novo da Câmara dos Deputados.
b)
A política no Brasil se resume à alternância democrática do poder.
c)
A família de Bonifácio de Andrada almeja estar no poder por 300 anos.
d)
Constatou-se que dos 564 deputados, 271 são parentes de políticos, ou seja, cerca de 48% do total.
e)
Uma questão levantada pelo artigo sobre as Famílias políticas é que com a entrada dos parentes dos políticos, esses trazem "sangue novo" renovando a política.
É correta a alternativa D.
A ideia do texto é que o poder político no Brasil é "transmitido" de pai para filho, de modo que famílias políticas tendem a se perpetuar, sobrevivendo até mesmo as "revoluções" pelas quais o país passa: há deputados que descendem de parlamentares do período imperial, com a família sobrevivendo ao fim da Monarquia e a diversas revoluções durante a República.
Temos, assim, uma inversão do ideal republicano no Brasil: o poder não é exercido, verdadeiramente, por "qualquer um", mas tende a se eternizar nas mãos dos mesmos grupos.
Resposta:
1 - No processo de colonização portuguesa do Brasil, foram distribuídas "terras entre fidalgos da pequena nobreza – já que os grandes se interessavam mais pelas Índias ou por terras no Reino e suas ilhas adjacentes – e funcionários da burocracia monárquica, muitos de extração burguesa, e, mesmo, com estreitas ligações com cristãos-novos".
Identifique a alternativa que apresenta a medida que a Coroa portuguesa adotou para atingir os objetivos de colonização do Brasil no século XVI.
a) Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
2) "No Brasil, o sistema de capitanias não foi tão bem-sucedido como na Ilha da Madeira. Como já é clássico afirmar, apenas duas capitanias apresentaram o desenvolvimento econômico esperado pela Coroa, Pernambuco e São Vicente. O sistema foi substituído paulatinamente pelo governo-geral, mais centralizador e com supervisão direta de um vice-rei."
Assinale a alternativa correta sobre a instauração do governador-geral:
a) Significou uma organização colonial mais sistemática e organizada.
3) Segundo o cientista político e professor da UFPE, Michel Zaidan, essa família política, na verdade, tem origem na família patriarcal colonial, matriz da formação do Estado brasileiro. “É como Gilberto Freyre aborda em sua obra: a família patriarcal é a dominação primeira do Brasil e se pode perceber a sobrevivência desse grande patrimonialismo até hoje na política brasileira”.
Com base no texto, qual das afirmações expressa esse caráter da política brasileira?
d) Constatou-se que dos 564 deputados, 271 são parentes de políticos, ou seja, cerca de 48% do total.
4) "Durante décadas após a abolição, o passado brasileiro foi construído numa narrativa repleta de heróis brancos ou embranquecidos (como os bandeirantes ou os inconfidentes mineiros, em detrimento de lideranças indígenas, negras ou da inconfidência baiana), com monumentos e datas comemorativas aos supostos feitos desses personagens".
Com base nesse contexto, complete as lacunas:
Ao mesmo tempo, nas políticas cotidianas, a _________ entre brancos e ________ no Brasil da _________ se manteve: imigrantes ________ foram trazidos em uma política de embranquecimento do país e para ocupar os postos de trabalho da população negra local em muitas regiões; homens e mulheres negras foram expulsas dos centros das grandes cidades, sofreram desproporcionalmente (em relação à população branca) com a pobreza, o desemprego e o subemprego, com a ausência de políticas públicas e nas últimas décadas, com a violência urbana.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
a) Desigualdade – negros – República – europeus
Explicação:
Corrigido pelo AVA 21.02.22