2. Segundo a formula de Harris-Benedict, qual é o GET de uma paciente com altura de 1.68, 54 anos, sexo feminino, pesando 75 kg, acamada, com Insuficiencia Renal Aguda, sem apresentar hipertermia.
3. Quais as necessidades caloricas e o peso ideal teorico de um homem de 45 anos, medindo 175 cm, com 95 kg, profissional liberal e jogando bola aos finais de semana por 01 hora?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Gasto Energético Total (GET) pode ser compreendido pelo somatório da Taxa Metabólica Basal (TMB), do efeito térmico dos alimentos e do efeito térmico da atividade física. Dentre esses componentes, a TMB destaca-se por contribuir com 60% a 75% do GET. A contribuição dos demais componentes para o GET é de 10% para o efeito térmico dos alimentos, e de 15% a 30% para o gasto energético para atividade física11,12.
A taxa metabólica basal pode ser definida como a energia mínima despendida para manter as atividades celulares, teciduais, circulatórias, respiratórias, gastrointestinais e renais. Contudo, a TMB não deve ser confundida com a taxa de metabolismo de repouso, pois, apesar de ambas serem aferidas em condições semelhantes, a estimativa desta última permite que o indivíduo se desloque até o local do exame e, dessa forma, encontra-se 10% a 20% maior em relação à TMB11,12. Como as condições de medida da taxa de metabolismo de repouso são menos restritas, ela é aferida pela maioria dos estudos. Ao se extrapolar a taxa de metabolismo de repouso para 24 horas, obtém-se o gasto energético de repouso11,12.
Explicação: