2.
Se os nossos adversários, que admitem a existência de uma natureza não criada
por Deus, o Sumo Bem, quisessem admitir que essas considerações estavam certas,
deixariam de proferir tantas blasfêmias, como a de atribuir a Deus tanto a autoria
dos bens quanto dos males. Pois sendo Ele fonte suprema de Bondade, nunca
poderia ter criado aquilo que é contrário à sua natureza.
AGOSTINHO. A natureza do Bem. Rio de Janeiro: Sétimo Selo, 2005 (adaptado).
Para Agostinho, não se deve atribuir a Deus a origem do mal por que:
a) O surgimento do mal é anterior a existência de Deus.
b) O mal, enquanto princípio ontológico, independe de Deus.
c) Deus apenas transforma a matéria, que é, por natureza, má.
d) Por ser bom, Deus não pode criar o que lhe é oposto, o mal.
e) Deus se limita a administrar a dialética existente entre o bem e o mal.
Soluções para a tarefa
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Resposta:
opção "d"
Explicação:
Se os nossos adversários, que admitem a existência de uma natureza não criada por Deus, o Sumo Bem, quisessem admitir que essas considerações estão certas, deixariam de proferir tantas blasfêmias, como a de atribuir a Deus tanto a autoria dos bens quanto dos males. Pois sendo Ele fonte suprema da Bondade, nunca poderia ter criado aquilo que é contrário à sua natureza.
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38
Resposta:
d) Por ser bom, Deus não pode criar o que lhe é oposto, o mal.
Explicação:
Para Agostinho, Deus não poderia criar o seu extremo oposto, pois, nele não haveria nada de mal.
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