História, perguntado por bryan3420, 6 meses atrás

2) Se admitirmos que houve uma revolução em 1930, o acontecimento de 1932 foi a tentativa de uma contrarrevolução por meio da reconstitucionalização? ( ) Sim () Não​

Soluções para a tarefa

Respondido por Pirado70
1

Resposta:

Não

Explicação:

Comparando os acontecimentos, é possível ver que no movimento de 1932, ocorreu uma tentativa de retomada do poder das Oligarquias, no cenário anterior a revolução de 1930. Além disto apenas queriam subscrever a nova Constituição, para deixar a retomada legalizada.

Movimento de 1930;

O movimento foi liderado por representantes dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba, que tinham como objetivo pôr fim à República Oligárquica no Brasil. Essas forças políticas destituíram Washington Luís de seu cargo como presidente e impediram a posse de Júlio Prestes, eleito em 1930.

Movimento de 1932.

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi uma revolta ocorrida no estado de São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas. As elites paulistas buscavam reconquistar o comando político que haviam perdido com a Revolução de 1930, pediam a convocação de eleições e a promulgação de uma Constituição.

Perguntas interessantes