Filosofia, perguntado por aagrariane2121, 5 meses atrás

2) "Ressalta-se nos Diálogos platônicos a elaboração de um discurso filosóficos, constituindo no entorno da figura do filósofo e de sua apreensão do mundo. O nascimento deste discurso, que é a dialética, pois para Platão a filosofia é a própria dialética, provém da necessidade se superar tanto a especulação natural de seus predecessores jônicos e megáricos, baseada no estudo da gênese de todas as coisas, quanto o discurso tomado verossímil dos sofistas, fundamentado, com efeito, na convenção, adversa à natureza, e na mera persuasão"

Soluções para a tarefa

Respondido por larissamagrani
4

Letra C. Platão mostra como as intuições se contrapõem entre si, de forma que se aproximam das essências ideais.

O que é dialética socrática?

A dialética socrática representa a ironia e a técnica da maiêutica para chegar à verdade universal. No platonismo, mostra o plano das ideias como um ideal que pode ser alcançado pelo ser humano no limite de sua sabedoria.

Sócrates andava pela pólis e conversava com os cidadãos gregos sobre temas diversos: política, amor, justiça, filosofia e ética.

Com diálogo e conversa, Sócrates pretendia despertar a verdade nas pessoas e concebia que a ética e as questões humanas surgeriam por meio do despetar dialético. Dedicou parte de suas obras para explicar a imortalidade da alma humana de onde ratificou o fundamento teórico da dialética.

Questão completa:

Alternativas:

• a) No platonismo, mostra o plano das ideias como um ideal que não pode ser alcançado pelo ser humano no limite de sua sabedoria.

• b) Platão, dentre suas várias obras, escreveu um tratado sobre lógica e classificação das espécies, que serviu como apoio para Aristóteles.

• c) Platão aperfeiçoou a dialética, mostrando como intuições sucessivas se contrapõem entre si, de forma que se aproximam das essências ideais que constituem a verdade absoluta do que chama de “mundo sensível” até o mundo das ideias.

• d) Dedicou parte de suas obras para explicar a imortalidade da alma humana de onde retirou o fundamento teórico da dialética.

• e) Platão, por ser muito questionador da democracia ateniense, foi julgado em audiência pública e obrigado a tomar cicuta, um tipo de veneno que o levou à sua morte.

Saiba mais sobre a dialética socrática em: brainly.com.br/tarefa/5402853

#SPJ4

Respondido por souzavony
0

Resposta:

Ressalta-se nos Diálogos platônicos a elaboração de um discurso filosóficos, constituindo no entorno da figura do filósofo e de sua apreensão do mundo. O nascimento deste discurso, que é a dialética, pois para Platão a filosofia é a própria dialética, provém da necessidade se superar tanto a especulação natural de seus predecessores jônicos e megáricos, baseada no estudo da gênese de todas as coisas, quanto o discurso tomado verossímil dos sofistas, fundamentado, com efeito, na convenção, adversa à natureza, e na mera persuasão".

RACHID, Rodolfo José Rocha. A invenção platônica da dialética, tese doutorado FFLCH - USP, 2008.

Sobre a obra de Platão, um dos principais pensadores gregos que influenciaram profundamente a filosofia ocidental, é correto afirmar:

Selecione uma alternativa:

a)

No platonismo, mostra o plano das ideias como um ideal que não pode ser alcançado pelo ser humano no limite de sua sabedoria.

b)

Platão, dentre suas várias obras, escreveu um tratado sobre lógica e classificação das espécies, que serviu como apoio para Aristóteles.

c)

Platão aperfeiçoou a dialética, mostrando como intuições sucessivas se contrapõem entre si, de forma que se aproximam das essências ideais que constituem a verdade absoluta do que chama de “mundo sensível” até o mundo das ideias.

d)

Dedicou parte de suas obras para explicar a imortalidade da alma humana de onde retirou o fundamento teórico da dialética.

e)

Platão, por ser muito questionador da democracia ateniense, foi julgado em audiência pública e obrigado a tomar cicuta, um tipo de veneno que o levou à sua morte.

Perguntas interessantes