2- responda.
"macunaima, o herói sem caráter" é considerado um dos clássicos literários mais importantes do movimento modernista no Brasil. a forma narrada (ou cantada) retrata um "herói de nossa gente".
a) apresenta uma análise do herói considerado "sem caráter".
b) aponte o foco narrativo predominante na obra. destaque no texto e transcreva em seu caderno as passagens que justificam a sua resposta.
C) Mário de Andrade utiliza-se de dois tipos de narradores para mediar as peripécias de macunaima, o narrador-personagem e o narrador-observador. qual deles predomina no capítulo "v-Piaimã"? retire fragmentos do trecho justifique a sua resposta.
Soluções para a tarefa
a. O herói nacional é apontoado como "sem caráter" por desenvolver o famoso "jeitinho brasileiro" de lidar com as situações e com as pessoas, sempre tomando decisões que possam favorecer a si mesmo.
b. O foco narrativo predominante na obra "Macunaíma", e no capítulo 5 é predominantemente em terceira pessoa, entretanto, podemos notar a presença de um narrador-observador que é muito presente em toda narrativa.
a) Macunaíma é um herói "sem carácter" porque evidencia o "jeitinho brasileiro"
Ao longo da narrativa, fica evidenciado que Macunaíma utiliza de táticas para conseguir o que quer, mesmo que seja preguiçoso e sonhador. Macunaíma não é verdadeiramente sem carácter, ele apenas não segue o ideal de herói do capitalismo.
b) O foco narrativo da obra Macunaíma é no narrador-observador
O foco narrativo é variado ao longo da obra, tendo em partes um narrador-personagem, mas com predomínio geral de um narrador-observador.
c) No capítulo cinco, predomina-se o narrador-observador.
O narrador observador é aquele que narra a história, mas não está inserido como um personagem que participa.
Para saber mais, veja também:
https://brainly.com.br/tarefa/13248559