2. Responda as questões:
a. Como os escravizados eram adquiridos na África ?
o. O que eram os quilombos?
Qual era a função do escravo de ganho ?
d. Como viviam as mulheres escravizadas ?
e. Quais eram os motivos mais comuns da morte dos escravizados nos navios ?
C.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) “Perversidade intrínseca: escravos eram adquiridos pelos traficantes em troca de mercadorias produzidas pela força de trabalho escravo”.
b) Os quilombos, na era colonial e imperial, foram espaços construídos pelos escravos negros africanos e afrodescendentes fugidos da escravização em busca de viver em liberdade.
c) As escravas sofriam em diversos âmbitos, pois eram os seres omitidos dentro de uma classe já considerada minoritária, a dos escravizados.
d) Doenças. As principais causas de mortes estavam relacionadas a problemas gastrointestinais, escorbuto e doenças infectocontagiosas - que também atingiam a tripulação.
Explicação:
Espero ter ajudado.
Resposta:
A) Os escravos perdiam bravas lutas pelo seu reino e eram submetidos a escravos
O) Os quilombos, na era colonial e imperial, foram espaços construídos pelos escravos negros africanos e afrodescendentes fugidos da escravização em busca de viver em liberdade.
Os escravos de ganho, no contexto do Brasil colonial e do Império, eram escravos obrigados pelos seus senhores a realizar algum tipo de trabalho nas ruas, levando para casa ao fim do dia uma soma de dinheiro previamente estipulada.
D) As mulheres escravizadas, ao chegarem no Novo Mundo, se viam distantes de seus grupos de referência e, tentavam estabelecer relações com os sujeitos que conheciam no engenhos, fazendas e arredores.
E) Muitos alimentavam-se apenas uma vez por dia e quase não recebiam água potável. Eram aglomerados em porões, com uma quantidade elevada de pessoas, o que tornava, muitas vezes, difícil respirar e facilitava a transmissão de doenças. Uma das doenças que mais atingiam os escravos nos navios negreiros era o escorbuto, causado por uma dieta pobre em vitamina C. As historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling|5| enumeram outras doenças que eram comuns nos navios negreiros:
Varíola;
Sarampo;
Febre amarela;
Doenças gastrointestinais etc.
Explicação:
tudo acima ;)