Filosofia, perguntado por leticia06666, 6 meses atrás

2. Responda:
a) As religiões são instituições só transcendentes ou também elas são instituições imanen-tes? Explique.
b) Quais são as duas realidades apontadas pelo filósofo Platão para exemplificar imanência e transcendência?
c) Há religiões que, em lugar de unir, querem separar, ou seja, gerar uma dicotomia, um dualis-mo entre imanência e transcendência. Tentam mostrar que o mundo é ruim, mal, imperfeito, lugar de pecado, enquanto a realidade espiritual, por exemplo, no céu, tudo é bom, perfeito e maravilhoso. Como você analisa essa visão religiosa? Ela pode ter consequências na vida das pessoas?

Soluções para a tarefa

Respondido por gugududu1210
176

Resposta:

.

Explicação:

A)Sim,Tudo pode ter uma dimensão imanente e transcendente, ou seja, histórica, encarnada no mundo, ou

espiritual,

B)O filósofo Platão foi o primeiro a reconhecer a diferença entre uma realidade imanente e uma transcendente em sua filosofia, pois estabeleceu a distinção entre duas realidades: uma realidade material e sensível e outra realidade imaterial e suprassensível.

C)Ruim,pois pode ter consequências contra outras por exemplo  ser criados grupos extremistas,Temos como exemplo o Talibã.


leticia06666: Obrigadaaa, tava precisando muito
valdecifernandes010: muito obrigado
sadmusicsmusics: arigato
ministeriodafe1g: aeigato gosaimas kk kk kk
ministeriodafe1g: arigato
igorlirapereira234: muito obrigado
Respondido por AnthonioJorge
35

a) As religiões são, prioritariamente, instituições que buscam a transcendência. Há, contudo, uma parte mundana que busca ligar o homem ao seu aspecto sagrado. É o caso da Igreja Católica Romana, que possui sua sede no Vaticano e que guarda em si decisões políticas e burocráticas em sua administração.

b) Imanência pode significar:

  • a presença da finalidade da ação na ação ou do resultado de uma operação qualquer na operação (distinção feita pelos escolásticos e por Aristóteles)
  • limitação do uso de certos princípios à experiência possível e recusa em admitir conhecimentos autênticos que superem os limites de semelhante experiência (significado empregado por Kant, sobretudo).
  • resolução da realidade na consciência. (estabelecido pelo idealismo pós-kantiano, sobretudo com Fichte).

A transcendência pode significar:

  • estado ou condição do princípio divino, do ser além de tudo, de toda experiência humana ou do próprio ser (é o sentido dado, por exemplo, por Platão: o Bem platônico é um principio supremo de tudo o que é, comparável como tal ao sol que dá vida às coisas e as torna visíveis).
  • ato de estabelecer uma relação que exclua a unificação ou a identificação de termos. (retomado por Husserl e Heidegger).

A Igreja Católica, herdando o conhecimento dos gregos e o aliando à Revelação, acaba por tratar da transcendência e da imanência no sentido dos dois primeiros aspectos acima colocados.

c) O papel da religião não é unir: é ligar o homem à Verdade. Para delimitar o que é sua Verdade, cada religião deve expor o que considera mentira. Assim, a religião que busca na realidade - do homem e da vida - a Verdade, dificilmente cairá em um dualismo raso, do tipo gnóstico (antiga heresia cristã), que doutrine no sentido de demonizar a realidade.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/25840477

Anexos:

andrekadu936: obrigada, me ajudou mto
carolaineana572: Obrigada
Perguntas interessantes