Português, perguntado por geovannagdesouza, 9 meses atrás

2) Relendo o resumo esquemático realizado pela turma durante a leitura compartilhada, crie, para cada segmento, um título que indique claramente seu principal assunto.
3) Releia o parágrafo correspondente ao terceiro fósforo aceso pela menina. A que corresponde a frase “e ela viu que eram estrelas cintilantes”: ao sonho ou à realidade? Explique.
4) Observe que não há nenhum elemento da realidade confrontando a visão que a menina teve da avó (parágrafos de 9 a 11). Por quê?
5) Releia os quatro últimos parágrafos do texto e escreva um comentário sobre o desenlace do conto

Anexos:

surfpaulista1989: só sei a 3) realidade e sonho.

Soluções para a tarefa

Respondido por susuquinha
12

#Corrigida pelo plurall

2)Respostas possíveis:

• 1°segmento: Apresentação da personagem; A noite de ano-bom; Uma noite de inverno; Sofrimentos de uma criança numa noite de inverno; etc.

• 2° segmento: O primeiro fósforo; O primeiro sonho; A primeira alucinação; Sonhando com uma lareira; etc.

• 3°segmento: O segundo fósforo; O segundo sonho; Sonho com uma ceia; etc.

• 4°segmento: O terceiro fósforo; O terceiro sonho; Sonho com uma árvore de Natal; A estrela cadente; etc.

• 5°segmento: O quarto fósforo; O quarto sonho; A avó; A morte da menina; etc.

3) A frase representa a realidade. Como nos sonhos anteriores, a menina volta à realidade quando o fósforo se apaga. No sonho, ela via as velas de uma gigantesca árvore de Natal; ao despertar, constata que as velas eram apenas as estrelas no céu.

4) Porque a menina riscou rapidamente todos os fósforos que restavam, mantendo a ilusão por mais tempo. Nesse momento ela voa para o céu, levada pela avó. A realidade – a morte da menina – fica, assim, subentendida.

5) Resposta pessoal. Na correção, é importante discutir o duplo significado dos fósforos queimados: a necessidade desesperada de aquecimento, intuída pelos transeuntes que encontraram o cadáver da menina, e o significado poético da iluminação do espírito pelo sonho, pela fantasia, pelo delírio.

1)

b) “Ela estava sentada na rua com um pedacinho de fósforo na mão”.  

a)

Anexos:
Perguntas interessantes