2 questões respondidas sobre plantão e o mundo das ideias
Soluções para a tarefa
O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?
A)
Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas.
B)
Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.
C)
Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.
D)
Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não
E)
Rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.
Alternativa D
Para Platão, o conhecimento do bem e da justiça requer alguém que se esforce pela busca da verdade, alguém capaz de sair do mundo das aparências (opiniões, sombras) e se aproximar, por meio da dialética, do conhecimento dos modelos ideais de Bem e Justiça.
O mito da caverna de Platão mostra a dificuldade do homem em se libertar da ilusão das aparências.
Encontrado no livro VII de A República, este mito da caverna é o modo como Platão coloca o problema do conhecimento:
- Primeiro, o homem preso dentro da caverna só enxerga as sombras projetadas de objetos. Esta é a sua realidade: é o mundo das sombras (eikones)
- Em segundo lugar, o homem, ao livrar-se das correntes e sair da caverna, se esforça, em uma subida íngreme, para chegar à planície onde contempla, com os olhos ofuscados por tamanha luz, o sol. Este é o mundo das ideias, onde o sol simboliza a Ideia do Bem, que tudo ilumina.
- Em terceiro lugar, o homem se sente compelido a voltar para caverna com o fim de libertar seus antigos colegas, mas, incompreendido, acaba sendo assassinado.
O resultado do mito é a amostra do problema da mudança da mentalidade: quem está acostumado com as sombras nem sequer imagina que há algo superior.
Veneram-se as correntes. E quando alguém surge buscando a libertação dos outros - a ampliação do horizonte de consciência - esse alguém é injustiçado e morto.
Na prática, foi o caso do mestre de Sócrates: condenado pela própria cidade que buscava questionar, a morte de Sócrates representou para Platão o ápice da decadência ateniense.
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