2.Questão 01:
LEIA a reportagem e RESPONDA as perguntas 1 e 2.
“Não trocamos a vida dos nossos filhos pelas hidrelétricas”, afirmam lideranças Munduruku na França
Unindo-se a uma coalizão de organizações pelos direitos humanos e ambientais, lideranças Munduruku protestaram contra projetos de hidrelétricas na abertura do Congresso Mundial de Hidrelétricas. O evento bienal foi realizado dos dias 14 a 16 de maio e organizado pela IHA (Internacional Hydropower Association, Associação Internacional de Hidrelétricas em português). Ele tem por objetivo estabelecer prioridades para o futuro de tal forma de produção de energia
.A principal integrante do evento foi a EDF (Électricité de France, Eletricidade da França em português), maior distribuidora de energia elétrica da Europa e maior produtora de energia nuclear mundialmente. No Brasil, ela foi responsável pela construção da hidrelétrica de Sinop, localizada no rio Teles Pires, no Mato Grosso, e contribui com estudos para a construção da usina hidrelétrica São Luiz do Tapajós, no Pará. A construção de tal barragem, no entanto, inundaria a Terra Indígena Sawré Muybu, território do povo Munduruku.
O licenciamento de São Luiz do Tapajós foi arquivado em 2016, depois que os indígenas conquistaram a publicação do relatório circunstanciado de identificação e delimitação de Sawré Muybu. Apesar disso, os planos de concretização do megaprojeto que afetaria diretamente os Munduruku seguem ativos.
Nesta edição, o principal objetivo do congresso era classificar a energia produzida em hidrelétricas como renovável e sustentável, características essenciais para cumprir as medidas do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Entretanto, a construção de barragens possui um longo histórico de catástrofes ambientais e sociais, desperdícios econômicos e grandes esquemas de corrupção, como aponta o documento elaborado pelo conjunto de organizações da sociedade civil que se opuseram ao congresso.
Disponível em:Protesto contra projetos de hidrelétricas na abertura do Congresso Mundial de Hidrelétricas. Foto por Todd Southgate texto adaptado3/06/2021.
ESCREVA o assunto principal abordado no texto.
Soluções para a tarefa
Resposta:tbm preciso da resposta Explicação:
Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:vtbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:
tbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:vtbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:vtbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:vztbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:tbm preciso da resposta Explicação:3464357