2.“Quanto mais amplo o leque de serviços oferecidos, maior será a influência econômica, política e cultural da cidade, que pode chegar a polarizar toda a rede urbana local, regional ou até mesmo nacional. O grau dessa influência é que determina a existência de uma hierarquia urbana [...]”. . Sobre a temática abordada pelo texto, assinale a alternativa correta: a) a hierarquia urbana estrutura-se a partir do grau de complexidade das economias regionais, de forma que se encontram em um maior nível nessa composição aquelas cidades que possuem uma elevada integração apenas com o seu entorno. b) não é possível pensar em hierarquia urbana em países muito periféricos, uma vez que neles não há um coeficiente mínimo de urbanização que garanta a estruturação de uma rede de cidades. c) existem centros regionais e até nacionais que, apesar de contarem com serviços e estruturas sofisticados, não apresentam qualquer influência sobre outras cidades no país, como é o caso de muitas capitais brasileiras. d) a tendência atual em curso no Brasil é uma diminuição nas disparidades da hierarquia urbana, uma vez que se encontra em curso no país um processo de descentralização das atividades produtivas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA D É A CORRETA
Explicação:
Resposta:
d) a tendência atual em curso no Brasil é uma diminuição nas disparidades da hierarquia urbana, uma vez que se encontra em curso no país um processo de descentralização das atividades produtivas.
Explicação:
a) FALSO – situam-se mais bem posicionadas na hierarquia urbana aquelas cidades que apresentam integrações não apenas com o seu entorno, mas com maiores localidades e territórios, sejam eles regionais, locais ou globais.
b) FALSO – até mesmo em países periféricos há formações urbanas estruturadas em redes de cidades, postas em hierarquias. Na verdade, nesses países, a hierarquia urbana é ainda mais vertical.
c) FALSO – os centros regionais, ora denominados como sub-regionais, exercem influências sobre um grupo determinado de pequenas cidades em seu entorno.
d) VERDADEIRO – o Brasil passa por um processo denominado de desmetropolização, em que as atividades produtivas (sobretudo aquelas ligadas ao setor secundário) estão descentralizando suas atividades, deslocando-se para cidades menores. Isso não significa que haverá um fim ou uma inversão da hierarquia urbana, mas apenas a sua diminuição em termos de intensidade.