2. Quando nos remetemos à origem etimológica do termo currículo, encontramos a perspectiva de que ele é uma seleção de uma vertente da cultura, ou caminho pelo qual devemos seguir para que seja possível acessar e (re)construir o conhecimento. Isto ocorre, pois: I. O currículo determina uma cultura comum que compartilhamos. PORQUE II. Há um saber acumulado ao longo da história da humanidade e este é legado às futuras gerações pelo processo de socialização e educação. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
1) Quando nos remetemos a origem etimológica do termo currículo encontramos a perspectiva de que ele é uma seleção de uma vertente da cultura, ou caminho pelo qual devemos seguir para que seja possível acessar e (re)construir o conhecimento. Isto ocorre, pois:
I - O currículo determina uma cultura comum que compartilhamos.
PORQUE
II - Há um saber acumulado ao longo da história da humanidade e este é legado as futuras gerações pelo processo de socialização e educação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
2)
O currículo como conhecemos organizados por disciplinas emerge da própria organização dos sistemas de ensino, o qual nos interessa, em maior parte, pela organização escolar como intervenção estatal. Evidentemente que já existia uma tentativa de sistematização e organização dos saberes e a forma como estes deveriam ser legados às novas gerações.
As alternativas abaixo indicam que o postulado curricular da Idade Média estava dividido em dois grandes grupos. Assinale a alternativa que indica corretamente quais eram eles. Alternativas:
a) Trivium e Quadrivium.
3) O modelo institucional dessa concepção de currículo é a fábrica. Sua inspiração teórica é a da administração científica de Taylor. No modelo de currículo, os estudantes devem ser processados como um produto fabril.
Assinale e alternativa que indica o autor da obra The Curriculum que marca o início dos estudos do campo da Teoria do Currículo
Alternativas: a) Bobbitt
4) Temos que admitir que o poder produz saber (e não simplesmente favorecendo-o porque o serve ou aplicando-o porque é útil); que poder e saber estão diretamente implicados; que não há relação de poder sem a constituição correlata de um campo de saber, nem saber que não suponha e não constitua ao mesmo tempo relações de poder. Essas relações de poder-saber não devem ser analisadas a partir de um sujeito de conhecimento que seria ou não livre em relação ao sistema de poder; mas é preciso considerar ao contrário que o sujeito que conhece, os objetos a conhecer e as modalidades de conhecimento são outros tantos efeitos dessas implicações fundamentais do poder-saber e de suas transformações históricas. Resumindo, não é a atividade do conhecimento que produziria um saber, útil ou arredio ao poder, mas o poder-saber, os processos e as lutas que o atravessam e o constituem, que determinam as formas e os campos possíveis do conhecimento. (FOUCAULT, 1975, p. 161)
Assinale a alternativa que corresponde ao processo de subjetivação que o autor entende ocorrer pelo processo de escolarização.
Alternativas: b) Social