2. Quando cães marrons puros são cruzados com alguns cães brancos puros, todos os filhotes da F1 são brancos. A prole F2 de alguns autocruzamentos F1 foi de 118 filhotes brancos, 32 pretos e 10 marrons. Qual a base genética para estes resultados?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
F2 de alguns autocruzamentos, pelo oque eu aprendiz quando os cães marrons se cruza com cães brancos, os filhotes podem nascer branco e preto ou só branco ou até mesmo todo preto, isso vai depender do desenvolvimento da genética? Essa é minha resposta
Respondido por
2
Resposta:
Ocorreu Epistasia dominante, em que o Alelo dominante B interferiu na expressão do alelo dominante A (o qual produz os pigmentos), inibindo-o.
Explicação:
Os cães brancos puros são de genótipo homozigoto dominante (AABB), enquanto os de cor castanha puros são homozigotos recessivos (aabb), assim, a geração F1 originou indivíduos heterozigóticos para ambos os alelos (AaBb), onde o gene Epistático B inibiu a ação do Gene A, o que fez os filhotes terem pelos sem pigmentação, ou seja, brancos. A cor preta surgiria apenas quando o alelo dominante A estivesse presente com os alelos recessivos homozigóticos (bb), pois nesse caso o gene A que regula a pigmentação estaria sem nenhum tipo de inibição.
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Direito,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás