História, perguntado por gabrielcaio609, 6 meses atrás

2 – Qual seria a razão para o autor chamar a apreensão do(a) escravo(a) que tinha fugido de “ofício do
tempo”?


wesleybatistadosanto: A razão de enxergar tal atividade como um trabalho passageiro, como nós hoje conhecemos como "bico", "quebra-galho", em função das necessidades citadas na questão 01.

Soluções para a tarefa

Respondido por 3Mad
270

Resposta:

A apreensão de escravos recebia a nomeação de "ofício do tempo" por ser um trabalho passageiro e de curto período que era feito para dar uma renda extra (algo como o "bico" de hoje em dia).


silvaeneise: Obg
emilinmello16: vlw^-^
emilyvitoria70635: obgd
vhisantossantos12: vlw maninho ^_^
gabriel6142544: VLW
isabellafrancapern: até curti o seu comentário por causa do seu icon do choso de jjk
Respondido por eduardospagnolo
0

A razão pela qual o autor intitula o ato da apreensão dos escravos de "ofício do tempo" era porque, inicialmente, não seria um emprego fixo, normalmente era alguém que precisava de um renda extra.

O Capitão Do Mato

Financiados por pecuaristas e senhores de engenho, a função denominada "Capitão do Mato" era a caça e captura de escravos fugitivos. Quando formavam uma milícia para as buscas, a tarefa aumentava, acrescentando na tentativa de enfraquecimento dos quilombos, quando avistados.

Eram formados, normalmente, por homens brancos que não faziam parte de uma classe muito elevada na sociedade escravocrata brasileira. Mas também há relatos de escravos livres, ocupando o cargo.

A presença do Capitão do Mato foi se concretizando e ganhando mais força a partir do surgimento do Quilombo dos Palmares, a qual sua fama por ser um lugar de resistência com mais de 50.000 habitantes, estava abalando as estruturas escravocratas brasileiras.


Aprenda mais sobre Capitão do Mato aqui: https://brainly.com.br/tarefa/3924666

Anexos:
Perguntas interessantes