História, perguntado por laura123mariana2020, 7 meses atrás

2 – Qual foi o Presidente deposto pelo golpe de 1930?​

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardomoreiramarcol
0

Resposta:

Washington Luís

Explicação:

espero ter ajudado

Respondido por YGOR15BR
0

Eleições de 1930

A articulação política realizada por Antônio Carlos e pela oligarquia mineira mobilizou as oligarquias do Rio Grande do Sul e da Paraíba contra Júlio Prestes, o candidato indicado por Washington Luís. As oligarquias dissidentes uniram-se e lançaram uma chapa eleitoral que ficou conhecida como Aliança Liberal. Essa chapa lançou Getúlio Vargas como candidato a presidente e João Pessoa como candidato a vice-presidente.

A disputa eleitoral travada pelas candidaturas de Júlio Prestes e de Getúlio Vargas foi bastante acirrada. O Brasil não presenciava uma campanha eleitoral tão parelha assim desde as eleições de 1910. A Aliança Liberal, composta por três oligarquias poderosas no quadro político nacional, também contou com a adesão dos tenentistas e apresentou um “novo projeto político”, o qual diziam ser diferente do velho projeto político oligárquico.

A respeito do projeto político da Aliança Liberal, segue a afirmação das historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling:

A coalizão oposicionista utilizava o termo “Liberal” para sublinhar a pretensão de introduzir na vida pública nacional um modo novo de pensar o Brasil, intimamente associado à emergência de um programa de modernização do país. “Liberal”, no caso, exprimia um impulso para a indústria, trazia à tona o tema da incorporação de novos setores sociais na vida republicana e indicava a disposição deste grupo, uma vez no poder, de enfrentar a problemática dos direitos sociais: jornada de trabalho de oito horas, férias, salário mínimo, proteção ao trabalho feminino e infantil|1|.

Além disso, durante a campanha eleitoral, a Aliança Liberal expressava a defesa pela “anistia aos tenentes e militares rebelados entre 1922 e 1927, concessão de direitos sociais aos trabalhadores, introdução do voto secreto, diversificação econômica, além do compromisso com a realização de obras para combater a seca nordestina”|2|.

As eleições foram realizadas em março de 1930 e prevaleceu a velha tradição política da Primeira República: a fraude. Os resultados eleitorais foram fraudados dos dois lados, mas, no final, prevaleceu o poder da oligarquia paulista e, assim, Júlio Prestes venceu as eleições, com aproximadamente 1,1 milhão de votos contra aproximadamente 750 mil votos para Getúlio Vargas.

Perguntas interessantes