2- Qual foi á função das Expedições
exploratórias?
Soluções para a tarefa
Resposta:
de 1500, duas expedições, respectivamente dos navegadores espanhóis Vicente Yáñez Pinzón e Diego de Lepe, atingiram o cabo de Santo Agostinho, no litoral de Pernambuco. Por ter sido o primeiro europeu a desembarcar na costa brasileira, Pinzón é considerado por diversos estudiosos o descobridor do Brasil.[1][2]
Contudo, na historiografia luso-brasileira, as terras atualmente pertencentes ao Brasil foram descobertas pelos portugueses em 22 de abril de 1500 por uma esquadra capitaneada por Pedro Álvares Cabral, fidalgo português. A evidência maior de tal feito é a descrição pelo então escrivão da esquadra de Cabral, Pero Vaz de Caminha, ao rei de Portugal, das impressões gerais dos portugueses e das possibilidades da terra. Abaixo, são transcritos trechos deste documento:[3]
“ Esta terra, senhor, é muito chã e muito formosa. Nela, até agora não podemos saber se haja ouro, nem prata, nem nenhuma coisa de metal... porém a terra em si é de muito bons ares; as águas são muitas, infindas; em tal maneira é graciosa, que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela de tudo; porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente... ”
A partir daí, a Coroa portuguesa organizou e liberou uma série de expedições às terras encontradas. Essas expedições são, geralmente, classificadas em duas categorias:
expedições exploradoras, destinadas ao reconhecimento e mapeamento do território;
expedições guarda-costas, destinadas a proteger as referidas terras de possíveis investidas de exploradores de outras nacionalidades.
As expedições exploratórias feitas no Brasil foram importantes para a delimitação do território brasileiro, achar recursos minerais como prata e ouro e capturar escravos fugitivos.