2) Qual é o ciclo de vida de uma estrela como o Sol?
1 ponto
a) Gases; próto-estela; estrela "bebê"; estrela jovem; estrela de meia-idade; estrela velha; gigante vermelha; nebulosa planetária e anã branca.
b) Gases; anã branca; estrela "bebê"; estrela jovem; estrela de meia-idade; estrela velha; gigante vermelha; próto-estrela e anã negra.
c) Gases; estrela "bebê"; estrela jovem; estrela de meia-idade; estrela velha; nebulosa planetária; anã branca e anã negra.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta é a letra a) "gases; protoestrela; "estrela bebê"; "estrela jovem"; "estrela de meia-idade"; estrela velha; gigante vermelha; nebulosa planetária e anã branca.";
Espero ter ajudado :)
Explicação:
As estrelas nascem nas nebulosas, que são, nada mais que grandes nuvens de poeira e "GÁS" Hidrogênio (H) e Hélio (He).
Essa mistura de gases e poeira está em constante compactação pela as forças gravitacionais (gravidade), o que faz com que ela sofra um aumento de temperatura.
Algumas forças externas a essa nebulosa começam a compactar e agitar alguns pontos da mesma e fazem com que se formem "glóbulos". Esse glóbulos logo estarão rodeados de gás e poeira, e em aquecimento e compactação constantes, até transformar-se em uma "PROTOESTRELA".
Chegará um momento em que, o núcleo dessa protoestrela estará tão compactado, quente e pesado que se iniciará um processo chamado de fusão nuclear — os átomos estão tão próximos e aquecidos que seus núcleos começam a se fundir (juntar) em outros elementos mais pesados — é então que essa grande bola de gás começa a produzir energia e emitir luz. Acabamos de testemunhar o nascimento de uma "ESTRELA BEBÊ".
A fusão do hidrogênio no interior dessa estrela libera grandes quantidades de energia, e quanto mais energia, maior e mais quente essa estrela se tornará, passando pela sua "JUVENTUDE" e "MEIA-IDADE".
O crescimento dessa estrela fará com que ela atinja um estado tão grande, que o calor gerado pela fusão do hidrogênio, terá de se dividir por toda sua imensa área. Isso tornará sua superfície um pouco mais fria e avermelhada. Então ela vai para fase "VERMELHA".
Chegará um momento em que todo o Hidrogênio no núcleo da estrela terá sido transformado em Hélio. Essa estrela então passará a fundir o Hélio, o que fará com que ela aumente de tamanho, e então chegue a fase "GIGANTE-VERMELHA".
Quando a estrela consumir todo seu suprimento de Hélio — em estrelas maiores, esse processo continua até que seja produzido Ferro (Fe). A gravidade começa a comprimir as partes externas da estrela em direção ao núcleo, e ela começa a "morrer". Nesse processo será liberado outra "NEBULOSA", e o núcleo se transformará em uma "ANÃ-BRANCA".